Indi realiza mais uma edição do #VempraMinas
Tecnologias e Negócios em Saúde foi o tema do encontro que reuniu empresários e dirigentes de órgãos públicos
Publicado: 11/12/2019 15:44 | Atualizado: 19/12/2019 11:59
Renato Cobucci/Imprensa MG Renato Cobucci/Imprensa MG

Para conhecer a aplicação de tecnologias e o desenho de novos modelos de negócios que irão transformar os serviços da saúde, empresários de todo o Brasil se reuniram, nessa terça-feira (10/12), na sede da Fiemg, em Belo Horizonte, para a 4ª edição do #VempraMinas.  O encontro foi promovido pela Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi), em parceria com o Sindicato da Indústria de Software e da Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (SINDINFOR) e contou com o apoio da empresa Benner.

O vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, prestigiou o evento e falou aos presentes que o Estado tem cumprido o seu papel de condutor do desenvolvimento econômico e social para os mineiros. “Um dos pilares do governo é transformar a economia de Minas em algo vibrante, que é o objeto desse encontro. Queremos melhorar o ambiente econômico, desregular e simplificar a questão tributária”, destacou.

Brant disse ainda que a inovação é essencial para que as pessoas possam viver mais e com qualidade. “A saúde no ponto de vista da demanda é muito importante, pois hoje as pessoas estão vivendo muito mais. É preciso gerar tecnologias para isso”, reforçou o vice-governador.

O fomento das cadeias produtivas foi destacado pelo secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Adriano Magalhães. O Governo de Minas Gerais tem realizado inúmeras atividades que buscam a aproximação com os empresários. “Somos um governo que trabalha próximo da iniciativa privada, dos empresários. Um dos nossos focos tem sido a atração de novos investimentos e a melhoria da competitividade das empresas já instaladas. Precisamos superar a grave crise fiscal que o Estado enfrenta, e estamos já no caminho certo”, disse Magalhães.

O diretor-presidente do INDI, Thiago Coelho Toscano, também reforçou o potencial mineiro no segmento. “Minas é muito forte no turismo médico, na biotecnologia, em TI focada em saúde e em eletrônicos para o setor. Hoje a ideia é apresentar os parceiros que já estão em Minas Gerais para empresas que ainda não estão e mostrar o porquê eles também devem vir para o nosso estado”, explicou Toscano.

O ambiente propício à inovação em Minas foi destacado pelo presidente do Sindifor, Fábio Veras. “Reunimos aqui pessoas que acreditam na inovação. Vamos refletir sobre novas tecnologias no segmento da saúde que ajudam na transformação. Queremos fomentar esses talentos, aglutinar essas experiências, entender as tendências e somar esforços. É importante entendermos que Minas Gerais está competindo com a Índia e com o Vale do Silício, temos grandeza para construir algo muito forte”, disse Veras.

O presidente da empresa paulista Benner, uma das apoiadoras do #VempraMinas, Severino Benner, agradeceu a acolhida em Minas e se mostrou otimista. “É uma honra estar aqui nesse estado hospitaleiro. Sabemos que Minas está trabalhando para se tornar referência em setores como saúde e tecnologia e ser um grande polo. Isso é possível pois o estado conta com indústrias fortes, automaticamente elas consomem muita tecnologia. E as novas tecnologias mudam as nossas vidas”.

O evento trouxe debates e palestras como o projeto Cidade Médica, apresentado pelo médico e presidente da União Brasileira para a Qualidade (UBQ), Ricardo Guimarães. Os painéis “Estratégia de Minas Gerais para mais investimentos e negócios em saúde” com Thiago Toscano e Marcelo Hipólito, Superintendente de Tributação da Secretaria de Fazenda; “Gargalos e oportunidades em Minas Gerais” com Fábio Baccheretti Vitor, presidente da FHEMIG e Marcos Vinicius de Souza, Presidente do IPSEMG e, finalmente, “Cases e soluções de sucesso” de empresas como Unimed BH, Philips Brasil, GE HealthCare e FIR Capital.