Governo recebe inscrições para intercâmbio profissional de servidores públicos no Japão
Interessados têm até terça-feira (21/01) para enviar documentação. Intercâmbio terá início em junho deste ano.
Publicado: 15/01/2020 15:38 | Atualizado: 07/02/2020 12:34
Divulgação/Província de Yamanashi Divulgação/Província de Yamanashi

O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), em parceria com o Consulado Honorário do Japão em Belo Horizonte e a Associação de Cooperação em Cultura e Tecnologia Brasil-Japão, abriu as inscrições para os servidores interessados em participar do Overseas Technical Training Program 2020, do Governo da Província Japonesa de Yamanashi.

O programa é fruto de uma parceria internacional estabelecida entre o Estado de Minas Gerais e a Província de Yamanashi, por meio do Acordo de Irmandade, assinado em 1973, que tem como objetivo fortalecer os laços de cooperação entre o Estado e a Província e contribuir com o desenvolvimento social e econômico junto ao Estado de Minas Gerais. Até o ano de 2019, mais de 50 bolsistas mineiros foram enviados ao Japão e agraciados no âmbito dessa importante parceria.

Para o ano de 2020, o Governo do Estado de Minas Gerais indicará um servidor para o programa. Caso o candidato seja selecionado a participar do intercâmbio, o mesmo receberá a bolsa do programa, além de recursos para despesas com passagens áreas internacionais, acomodação, manutenção da estada e traslado interno, custeados pelos japoneses. A duração do programa será de oito meses, a contar de 1º de junho de 2020 até 31 de janeiro de 2021.

O servidor do Estado que desejar concorrer à bolsa deverá preencher os seguintes requisitos: ser servidor público do Estado de Minas Gerais; possuir ensino médio completo concluído no Brasil; ter conhecimento específico (nível universitário ou técnico) de sua área de atuação; ter idade entre 18 e 40 anos; comprovar conhecimento avançado em inglês e básico/intermediário em japonês; obter recomendação da chefia com autorização para realização do treinamento no Japão pelo período de oito meses; e estar à disposição para fortalecer as relações entre Yamanashi e Minas Gerais durante o treinamento e após o retorno ao Brasil.

As inscrições serão recebidas até as 18h do dia 21 de janeiro de 2020 (terça-feira), mediante entrega da documentação exigida e dos formulários devidamente preenchidos, em sua versão física, conforme disposto no edital de seleção. Todas as informações sobre o edital e arquivos estão disponíveis em www.desenvolvimento.mg.gov.br

O processo seletivo compreenderá três etapas. A primeira consistirá na avaliação da documentação e requisitos do edital. Serão selecionados até cinco candidatos para a segunda etapa, que consistirá em entrevistas com a banca de avaliação. Ao final do processo, será selecionado um candidato a ser indicado pelo Governo de Minas Gerais. A etapa final consiste na aceitação do candidato pela Província de Yamanashi.

Eventuais dúvidas deverão ser encaminhadas exclusivamente para o e-mail selecao.internacional@desenvolvimento.mg.gov.br.