Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais é pauta de debate em Ouro Preto
Secretário-adjunto apresentou as estratégias do governo para fomentar o crescimento e desenvolvimento dos municípios
Publicado: 07/02/2020 11:05 | Atualizado: 17/02/2020 11:57
Matheus Fonseca/Sede Matheus Fonseca/Sede

O secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), Fernando Passalio, participou na noite dessa quinta-feira (6/2), ­­em Ouro Preto, do seminário “Unir para desenvolver e crescer”. O evento, promovido pela Associação Comercial e Empresarial do município, faz parte do Movimento Viva Ouro Preto e tem a proposta de reunir representantes de diversas áreas, como agentes de saúde, educadores, empresários, empreendedores e profissionais liberais para criar um planejamento para o desenvolvimento econômico e social de Ouro Preto e região.

O debate teve contribuição do senador Carlos Viana, do ex-presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais (Federaminas), Emílio Parolini, e do prefeito de Nova Lima e presidente da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais, Vitor Penido. A condução das diretrizes do fórum foi apresentada por um dos representantes do Movimento Viva Ouro Preto, Márcio Homem Cotta de Faria. “Queremos ir além dos horizontes e traçar novos caminhos para nossa região. A contribuição do Governo de Minas Gerais será muito positiva”, destacou Cotta. O movimento é difundido e coordenado por diversas lideranças do município.   

O secretário-adjunto, Fernando Passalio, apresentou os eixos estratégicos de atuação do Desenvolvimento Econômico: Minas Livre Para Crescer, Atração de Investimentos e Desestatização e Privatização. “Estamos com uma estratégia voltada para melhorar a vida dos mineiros. Por meio das ações de desenvolvimento econômico já estamos conquistando resultados no social, com frutos para geração de emprego e renda”, destacou Passalio.

O Minas Livre Para Crescer foi o eixo principal da discussão no seminário. As atividades de liberdade econômica e a facilitação da vida do empreendedor foram as principais pautas debatidas entre os convidados. “O programa Minas Livre Para Crescer está facilitando a vida do empreendedor. O Governo quer ouvir os empresários, quer desburocratizar as ações. O resultado será refletido em toda a sociedade. Todos estão convidados a participar”, reafirmou os secretário-adjunto.

O seminário é o início da construção para um planejamento de desenvolvimento econômico e social de Ouro Preto e região. As ações do documento estarão divididas em cinco pilares: turismo, cultura e esporte; comércio, serviços e esporte; indústria; educação e tecnologia. Durante o evento, os convidados puderam tirar dúvidas e fazer perguntas para os palestrantes. A construção do plano será realizada por meio de novas rodadas de palestras.