Governo de Minas abre cadastro para mapear ecossistema de inovação no estado
Dados serão transformados em estudo que facilitará conexão entre empresas mineiras
Publicado: 27/02/2020 12:13 | Atualizado: 23/04/2020 15:57
Foto: Divulgação/Sede MG Foto: Divulgação/Sede MG

A importância do estado de Minas Gerais na economia brasileira é indiscutivelmente significativa. É aqui que se concentra a terceira maior participação no Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Além disso, Minas é o segundo estado com mais empresas de tecnologia da informação e biotecnologia e reúne o segundo maior ecossistema de startups do Brasil, abrigando o San Pedro Valley – uma das maiores comunidades de startups do país. Também é em terras mineiras que estão mais de 20 incubadoras, seis parques tecnológicos, empresas multinacionais, além de ter o maior número de universidades públicas do país. Conectar essas instituições é uma das estratégias do Governo de Minas para acelerar a economia do Estado.

E para desenvolver essas áreas de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede), por meio Sistema Mineiro de Inovação (Simi), realiza uma chamada para o cadastro de organizações do ecossistema de inovação mineiro. Startups, empresas de base tecnológica, aceleradoras, fundos de investimento, universidades, incubadoras, governos municipais, dentre outras instituições, estão convidados a participar deste movimento.

O cadastro tem por objetivo dar visibilidade nacional e internacional para o ecossistema de inovação mineiro, além de facilitar a conexão das empresas que responderem ao questionário. Isso será feito por meio da publicação de um estudo sobre o setor de ciência, tecnologia e inovação em Minas Gerais e da disponibilização da base de dados sobre as instituições desse setor no portal Simi.

A partir desse levantamento, será possível detalhar como o ecossistema mineiro se estrutura, além de possibilitar o engajamento dos atores do ecossistema em ações que fomentem o empreendedorismo. “Isso vai contribuir para o fortalecimento da economia, geração de negócios e para o aumento das chances de sucesso dos empreendimentos e iniciativas”, explica o diretor de Fomento ao Ecossistema de Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede), Pedro Vaz.

Para participar, as empresas devem se cadastrar em www.simi.org.br/cadastro até o dia 31 de março.