Sectes debate com holandeses o uso e gerenciamento da água
Governo e especialistas buscam soluções para a crise hídrica em Minas Gerais
Publicado: 31/03/2015 14:42 | Atualizado: 15/06/2015 15:36
Guoping Zhang apresenta as propostas da Water Guoping Zhang apresenta as propostas da Water

A Sectes, por meio da Assessoria de Parcerias Nacionais e Internacionais, realizou, na última segunda-feira (30), uma mesa redonda para discutir o “Uso e Gerenciamento da Água”.  A reunião, presidida pelo subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Dias, e pelo Cônsul-Geral da Holanda no Rio de Janeiro, Arjen Uiterlinde, contou com vários debates sobre a melhor forma de aproveitar a água e enfrentar sua escassez.                                                              

O destaque foi para a palestra do diretor de programação da Water Footprint Network, Guoping Zhang, que apresentou a “Pegada Hídrica”, um indicador mundialmente conhecido que calcula e mapeia os gastos de água no mundo por pessoa ou empresa. A Copasa, a Sudecap, o Igam e a empresa Arcadis-Logos também participaram do debate.                                                              

O compartilhamento de informações irá auxiliar também no trabalho que está sendo desenvolvido pela força-tarefa, criada por meio de decreto pelo Governador Fernando Pimentel. O documento busca gerir o abastecimento de água no estado de Minas Gerais e encontrar soluções para os problemas ocasionados pela escassez de recursos hídricos.                                       

A Sectes já possui uma iniciativa bilateral com a Holanda, que estabelece a tripla articulação entre governo, universidades e empresas privadas na área de bioeconomia, tendo como um de seus temas prioritários a água.