Idene participa de inauguração de obras em Bocaiuva e Matias Cardoso
Os dois municípios, juntos, possuem mais de 60 mil habitantes beneficiados com o Sistema de Esgotamento Sanitário
Publicado: 11/11/2020 16:47
Foto: Divulgação / Idene MG Foto: Divulgação / Idene MG

O subsecretário e diretor-geral do Idene, Nilson Borges, representou o governador Romeu Zema no Norte de Minas, na última sexta-feira (6/11). Ele recebeu o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e o presidente da Codevasf, Marcelo Andrade, para a inauguração de duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) nos municípios de Matias Cardoso e Bocaiuva.

Os investimentos nas obras passaram de R$30 milhões e são fundamentais para a melhoria da saúde da população, além de melhorar significativamente a questão ambiental. Nilson Borges aproveitou para alinhar com o ministro Marinho e com o presidente Marcelo Andrade outros projetos de desenvolvimento da região, com destaque para Jequitaí, que receberá quase R$300 milhões nos próximos anos.

“Estamos numa transição, recebendo essa responsabilidade do governo, que até então estava com a Seapa. O Idene, enquanto autarquia, com o apoio da própria Seapa, da Semad e de outros órgãos, vai trabalhar para dar agilidade ao projeto, que é um sonho de décadas da região”, assegurou o diretor-geral do Idene, Nilson Borges.  

O Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais está assumindo a gestão ambiental, fundiária e social do projeto, enquanto a Codevasf continua responsável pelas obras das duas barragens e do entorno.

O Projeto Hidroagrícola Jequitaí prevê a irrigação de 35 mil hectares para a produção de alimentos, geração de energia elétrica, abastecimento de água para municípios que enfrentam escassez desse recurso, além de atividades de turismo e lazer a partir da formação dos lagos. Serão dezenas de milhares de empregos criados, além de uma população estimada em 600 mil pessoas que será beneficiada com o projeto na sua plenitude.