Fernando Pimentel recebe integrantes do Corpo Consular de Minas Gerais
Encontro marca o estreitamento das relações para ampliar a internacionalização do Estado.
Publicado: 02/09/2015 10:55 | Atualizado: 02/09/2015 11:01
Manoel Marques/Imprensa MG Manoel Marques/Imprensa MG

Para estreitar as relações de outros países com Minas Gerais e abrir as portas do Estado para novos investimentos, o governador Fernando Pimentel recebeu no dia 6/8, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, cônsules integrantes da Associação dos Membros do Corpo Consular no Estado.

Durante o encontro, Pimentel destacou o interesse em desenvolver parcerias com outros países e citou algumas ações que estão em desenvolvimento em Minas. “Quando prefeito de Belo Horizonte, fui responsável por criar a assessoria internacional. Isso ajudou muito na relação com os consulados. Agora, no governo do Estado, nós temos ainda mais capacidade de trabalho. Já há muita coisa encaminhada, coisas mais próximas, em desenvolvimento. Temos, por exemplo, um programa na Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para atrair startups fora do Brasil. Tudo isso somado nos dá um horizonte de trabalho”, afirmou.

O governador disse que a estrutura do governo está à disposição do Corpo Consular para o desenvolvimento de futuras parcerias. “Vocês têm aqui parceiros que vão trabalhar para a gente ter um conjunto, para ter um bom desempenho econômico e social para o nosso Estado. Somos o único Estado brasileiro que tem no seu nome próprio uma profissão: nós somos mineiros. E é isso o que nós temos a oferecer, o trabalho. E nós estamos trabalhando”, afirmou.

Em nome do Corpo Consular de Minas Gerais, que conta com 34 consulados, além de ex-cônsules como membros honorários, o presidente da associação e cônsul honorário da Turquia, Manoel Ferreira Guimarães Neto, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos consulados e o governo estadual, ajudando na internacionalização da capital e de Minas Gerais.

“Nosso trabalho passará pelas políticas públicas, por parcerias público-privadas, pela globalização de empresas, cooperação internacional, educação, saúde, inovação, turismo, marketing e comunicação”, destacou o cônsul.

Também participaram do encontro os secretários de Estado Odair Cunha (Governo), Macaé Evaristo (Educação), Ângelo Oswaldo (Cultura) e Miguel Corrêa (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), o chefe da Assessoria de Relações Internacionais, Rodrigo Perpétuo, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Marco Antônio Castello Branco, a presidente do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), Cristiane Serpa, entre outros.

Divulgação: Agência Minas