Agência RMBH e Comec-PR trocam experiências sobre aprimoramento de gestão metropolitana
Desenvolvimento integrado e solução compartilhada foram as pautas debatidas
Publicado: 18/02/2021 15:03 | Atualizado: 18/02/2021 16:03
Foto: Divulgação ARMBH Foto: Divulgação ARMBH

Foi realizada, na tarde dessa quarta-feira (17/02), de forma remota, uma reunião entre a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) e a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba para troca de conhecimento, experiência e gestão. O objetivo do debate foi baseado na promoção do desenvolvimento integrado de regiões metropolitanas por meio de soluções compartilhadas e solidárias. 

Na ocasião, os gestores dos órgãos dialogaram sobre a estruturação do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), compararam alguns dados das duas regiões metropolitanas e o Arranjo Metropolitano Mineiro – inspiração para o Estatuto da Metrópole. 

A diretora-geral da Agência RMBH, Mila Corrêa da Costa, ressaltou que a reunião foi de extrema importância para as duas autarquias e que encontros como este serão realizados com frequência. “Nosso objetivo é reunir mais entidades metropolitanas nesse espaço de interlocução que foi criado entre Curitiba e Belo Horizonte”.

As próximas agendas serão sobre temas específicos, como: regularização fundiária e transporte metropolitano.

Sobre as entidades metropolitanas

A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), foi criada pela Lei Complementar nº. 107, de 2009, na forma de autarquia territorial e especial, com caráter técnico e executivo, para fins de planejamento, assessoramento e regulação urbana e viabilização de instrumentos de desenvolvimento integrado da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Atualmente, é a terceira maior região metropolitana do Brasil, sendo seis milhões de habitantes concentrados nos 34 municípios que compreendem a RMBH.

A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), foi criada em 1974, pelo governo do Estado do Paraná, através da Lei Estadual n° 6. 517. Seu objetivo é coordenar funções públicas de interesse comum entre os 29 municípios que compõem a Região Metropolitana de Curitiba.