Secretaria de Desenvolvimento Econômico conclui primeira rodada do Vuei
Projeto de empreendedorismo universitário impactou cerca de 65 mil pessoas entre setembro e junho de 2021
Publicado: 30/06/2021 12:06 | Atualizado: 30/06/2021 18:21
Foto: Divulgação Sede Foto: Divulgação Sede

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede), por meio da Diretoria de Indústria Criativa e Formação Empreendedora, conclui a primeira rodada do Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação – Vuei. Para apresentar os resultados, será realizada, entre os dias 12 e 15 de julho, a Semana Mineira de Educação Empreendedora e Inovação.

Com o objetivo de celebrar e reunir as iniciativas de educação empreendedora e inovação, o evento apresentará a trajetória de implementação das ações do projeto, destacando as iniciativas de impacto executadas pelos times das Instituições de Ensino Superior (IES) participantes do Vuei. Na oportunidade, será divulgada a próxima rodada e seus parceiros.

Para a diretora de Indústria Criativa e Formação Empreendedora da Sede, Luiza Freire, mesmo em um contexto de pandemia e adequação das IES ao ensino remoto, o impacto do projeto nos ecossistemas locais foi excelente. Nesta primeira rodada, 154 alunos e 93 professores de 16 faculdades e 22 campis universitários executaram 207 ações em 19 municípios, impactando 64.429 pessoas.

“Esse resultado nos mostra a importância do fortalecimento da conexão entre as IES e o mercado, bem como o trabalho de desenvolvimento norteado pelo empreendedorismo e a inovação. Encerramos esse ciclo com o sentimento de dever cumprido. Tenho a certeza de que os professores e alunos acenderam uma chama que não irá se apagar”, afirma Luiza, agradecendo a todos que estiveram nessa jornada. “Nos encontramos na Semeei para seguirmos #vuando juntos!”, garante.

Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação

 O Vuei é um projeto de empreendedorismo universitário, realizado pela Sede, que aproxima o mercado da academia e busca fortalecer os ecossistemas de inovação. Para isso, seleciona, capacita e acelera times de professores e alunos em campus universitários que criam hackthons, pré-acelerações, disciplinas, ligas, formações transversais, entre outras iniciativas de fomento ao empreendedorismo e inovação nas Instituições de Ensino Superior (IES).

Programação da Semana Mineira de Educação Empreendedora e Inovação

12/07 - Painel: Empreendendo, Inovando e Inspirando

Em um bate papo descontraído, serão ouvidas as histórias de quem realmente construiu uma empresa, dos percalços vividos e das lições aprendidas. Espera-se instigar alunos, professores e demais convidados a pensarem no mundo do empreendedorismo.

13/07 - Painel: Ensino de Empreendedorismo

Um espaço aberto dedicado ao debate e reflexão sobre o ensino de empreendedorismo, sobretudo no ensino superior. Qual é a realidade do ensino do empreendedorismo em nosso país? O que, quando e como ensinar? Essa importante discussão suscita trazer à cena do debate as estratégias didático-pedagógicas, a sala de aula, a perspectiva de futuro dos alunos, o papel de docentes e discentes.

13/7 - Painel: Fuck’up Day

Seja empreendedor ou gestor de programas, a jornada não é sobre não cometer erros, mas sobre o que fazemos com eles. O Fuckup Day é um evento para sentir e festejar os fracassos que fazem parte da jornada empreendedora. Na dinâmica do Fuckup, serão colocados o fracasso e as vulnerabilidades no centro da conversa. A regra é falar do fracasso e somente do fracasso. O que rolou, como nos sentimos e como agir quando as “zicas” acontecem.

14/07 - Painel: Perfil e Cultura de Inovação e Empreendedorismo em Empresas Inovadoras

Em uma mesa redonda com gestores de RH, vamos entender mais sobre como é trabalhar em empresas inovadoras, como funcionam os processos seletivos dessas empresas e o que não pode faltar na vida dos universitários para ficarem por dentro dessas oportunidades.

15/07 - Evento Final

No evento de encerramento da primeira edição do projeto será apresentada a trajetória de implementação das ações do projeto, destacando as iniciativas de impacto executadas pelos times das Instituições de Ensino Superior (IES) participantes do Vuei. Visa, também, reconhecer o trabalho de atores chave, parcerias e instituições que se destacaram durante o processo.

Clique aqui e faça sua inscrição