Governo fomenta melhoria do ambiente de negócios no Vale do Aço
Estratégia de simplificação e desburocratização é fomentada por meio da Agência RMVA
Publicado: 06/08/2021 15:36
Foto: Divulgação ARMBH Foto: Divulgação ARMBH

Governo de Minas Gerais tem implementado diversas ações de liberdade econômica, por meio do Minas Livre para Crescer, programa estratégico executado por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede). O objetivo é melhorar o ambiente de negócios no estado, fortalecer as políticas públicas de desenvolvimento e a geração de emprego e renda nos municípios mineiros. 

Na região do Vale do Aço, com apoio da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA) os municípios de Ipatinga, Jaguaraçu e Timóteo já aderiram ao programa, com assinatura de decretos municipais acompanhados pelo governador Romeu Zema (29/7). Outros cinco municípios do Colar Metropolitano já estudam a adesão à iniciativa. 

O Município Livre para Crescer deve revisar e simplificar os atos normativos vigentes, além de fomentar a elaboração de legislações que garantam a livre iniciativa. Outra medida é a criação de um canal de comunicação entre o empreendedor e o município

Ao aderir aos princípios da liberdade econômica, o município terá vantagens como redução da burocracia, racionalização e otimização da atividade estatal, melhoria no ambiente de negócios e por consequência, maior possibilidade de atrair novos investimentos, aumentando a competitividade dos empreendimentos já instalados.

Adesão

A assessora técnica especializada em Desenvolvimento Econômico, Fabiana Souza, destaca o empenho da ARMVA em estabelecer um ambiente de negócios mais próspero no Vale do Aço. “A agência atua em parceria com a Sede no apoio e na viabilização da implementação dos princípios de liberdade econômica na região. Estamos de portas abertas aos municípios interessados. Internamente, a ARMVA também adota essas medidas: instituímos a tramitação 100% eletrônica dos processos administrativos, dando mais celeridade, segurança e reduzindo a burocracia para o empreendedor”, pontua.

As cidades que desejem aderir aos princípios de liberdade econômica, devem entrar em contato com a ARMVA pelo telefone (31) 2109-9350 ou por e-mail desenvolvimento@agenciarmva.mg.gov.br.