Agentes internacionais do Indi prospectam negócios de interesse de Minas em todo o mundo
Cinco profissionais estão estabelecidos em países estratégicos e atuam mapeando oportunidades globais
Publicado: 06/08/2021 15:47
Foto: Divulgação Indi Foto: Divulgação Indi

A internacionalização da economia mineira é um dos principais pilares de atuação do Indi. Para fortalecer essa abordagem, as equipes contam com o trabalho de cinco agentes internacionais estabelecidos em alguns dos principais países do mundo, com a missão de auxiliar diretamente no mapeamento, na prospecção e na defesa dos interesses econômicos de Minas Gerais.

Por isso, foi realizada nesta sexta-feira (6/8) uma reunião virtual interna de alinhamento e atualização das demandas nesse segmento. O objetivo foi fazer um balanço da atuação institucional dessa agenda, por meio de eventos, resultados, associações, cooperações, além de nivelar demandas relacionadas à Associação Mundial das Agências de Promoção de Investimentos (WAIPA), da qual o Indi é diretor regional para a América do Sul.

Além do diretor-presidente do Indi, João Paulo Braga, participaram o diretor de Atração de Investimentos, Ronaldo Alexandre Barquette, o gerente de Negócios, Renato Garcia e os agentes Tim Chen (China), Breno Silva (Reino Unido), Cristiano Jardim (Portugal), Marson Cunha (Estados Unidos) e Alberto Maestre (Espanha).

O diretor-presidente da Agência, João Paulo Braga, explica que na atração de investimentos a competição é global e a disputa ocorre entre destinos do mundo inteiro. “Para termos acesso a esses investimentos precisamos de uma rede que nos dê suporte nesse desafio. Por isso o INDI conta com essa equipe de agentes internacionais que busca compartilhar oportunidades”, disse. 


Além da diretoria regional da Waipa para a América do Sul, outra conquista importante foi a filiação do Indi ao International Economic Development Council (IEDC), uma organização norte americana que reúne profissionais e instituições de todo o mundo dedicadas ao desenvolvimento econômico.

O IEDC oferece uma série de serviços e instrumentos que os auxiliam na promoção de investimentos. Entre os membros desse grupo estão governos locais, estaduais, provinciais e federais, parcerias público-privadas, câmaras de comércio e universidades.