Inscrições abertas para o 14º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras
Até o dia 6 de setembro, interessados podem se inscrever, totalmente de maneira digital, para as 16 vagas voltadas a artesãos; Edital de Chamamento Público foi publicado no último dia 21
Publicado: 23/08/2021 13:41 | Atualizado: 23/08/2021 14:18
Foto: Matheus Fonseca/Sede Foto: Matheus Fonseca/Sede

Oportunidade de geração de negócios para artesãos mineiros por meio da abertura das inscrições para o 14º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras, em Brasília.  Até o dia 6 de setembro, interessados podem se inscrever no evento, que será realizado de 27 a 31 de outubro deste ano. No Edital de Chamamento Público, anunciado no dia 21 deste mês, o formulário de inscrição é apresentado totalmente de maneira digital. Serão disponibilizadas 16 vagas, sendo oito delas para associação de artesãos, cooperativa de produção artesanal e grupo de produção artesanal, e outros oito para artesãos individuais.

Esta edição do Salão de Artesanato – Raízes Brasileiras marca não só a retomada segura de eventos do segmento, como é o primeiro de promoção e comercialização fora do estado, desde o início da pandemia de Covid-19. Destaque para a adoção de protocolos em respeito à saúde e à segurança do público.

Inscrições

Interessados deverão preencher o formulário de inscrição que está disponível pelo site, por onde também será encaminhado todos os documentos exigidos para a inscrição e avaliação do edital, incluindo o registro no SICAB – Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro, conforme descrito no edital sob pena de desclassificação imediata pela Comissão Especial de Seleção.

Após o período de inscrições, haverá o processo de seleção, que será realizado por uma comissão instituída pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, sendo responsável por avaliar toda a documentação, de acordo com os critérios e pontuações previstos no edital.

Entre os critérios utilizados para a avaliação e seleção, serão levados em conta peças que façam referência à cultura popular, inspiradas em elementos da cultura local e que utilizem em sua produção técnicas e materiais regionais. A criatividade também será item relevante, uma vez que a originalidade é ponto determinante para fugir da imitação em relação a peças apresentadas repetidas vezes.

No dia 17 de setembro deste ano, será divulgada a lista provisória contendo os nomes dos interessados selecionados no site oficial, sendo a lista definitiva da seleção publicada no dia 21 de setembro.