Micro e pequenas empresas buscam startups para processos de transformação digital
Evento online e gratuito acontece hoje, às 18h30, e visa ao esclarecimento de aspectos do edital para o fornecimento de soluções tecnológicas
Publicado: 26/08/2021 12:01 | Atualizado: 26/08/2021 12:29
Foto: AdobeStock Foto: AdobeStock

Startups mineiras estão convidadas a participar, hoje, às 18h30, de evento online, no canal do YouTube do Seed, para esclarecimentos sobre o edital de projetos para o fornecimento de soluções tecnológicas visando a transformação digital de micro e pequenas empresas.

O evento, no qual será apresentado o edital de credenciamento e cadastramento para startups mineiras, contará com fala de abertura do superintendente de Inovação Tecnológica, Pedro Emboava e, na sequência, terá a participação de representante do Ministério da Economia, Luciana Barbosa, que vai detalhar aspectos importantes do edital para a prestação de serviços de digitalização pelas startups.

Na ocasião, as startups terão a oportunidade de conhecer o processo para que possam oferecer posteriormente seus produtos e serviços, possibilitando dar visibilidade às micro e pequenas empresas (MPEs) que incorporarem a inovação em seus negócios. Além disso, o evento vai apresentar as etapas para o fornecimento de soluções tecnológicas, como habilitação jurídica, regularidade fiscal, análise documental e qualificação técnica, aspectos contidos no documento preparado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT).

“O webinar para apresentação de tecnologias de startups que possam apoiar a transformação digital de micro e pequenos negócios é de extrema importância, já que essas empresas são maioria tanto em Minas Gerais quanto no Brasil. Além disso,  as MPEs possuem uma necessidade muito grande de realizar um processo de digitalização e transformação digital para usufruir da eficiência tecnológica para continuar competitivas no médio e longo prazo”, afirma o superintendente de Inovação Tecnológica, Pedro Emboava.

Fopemimpe em foco

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), em parceria com as entidades empresariais do Fórum Permanente Mineiro das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fopemimpe), apresentou, no último dia 18/8, a segunda fase piloto de consultorias do Programa Brasil Mais Transformação Digital para as MPEs do Ministério da Economia. No evento, as entidades empresariais se comprometeram a mobilizar 25 micro ou pequenas empresas que poderão contar, de forma gratuita, com consultorias que buscarão transformar desde o processo de digitalização da empresa até o processo de precificação e de marketing digital.

“A digitalização das Micro e Pequenas empresas (MPEs) são tão necessárias quanto a gestão do próprio negócio. Não tem como dissociar o papel das empresas hoje e a digitalização, principalmente durante e após a pandemia. A digitalização é uma jornada digital que as empresas terão que percorrer de agora em diante, o que a gente chama de Caminho da Transformação Digital, para que fique mais competitiva no mercado”, ressalta a diretora de Apoio aos Pequenos Negócios e Cooperativismo, Eneila Loiola.

O programa desenvolvido para micro e pequenas empresas brasileiras tem por objetivo, aumentar a competitividade e a produtividade de setores como a indústria, comércio e serviços. Depois de pilotar a metodologia, segundo Eneila, as MPEs vão contar com o apoio técnico e mentorias de entidades como Senai e o Sebrae. Minas Gerais é um dos estados pioneiros no apoio a políticas públicas do governo federal e unidade da federação parceiro para a transformação digital das MPEs , ficando atrás somente de São Paulo.