Grandes startups de MG têm encontro com a Sectes
Secretário e subsecretário apresentaram as ações e propostas para 2016 e conversaram sobre o cenário de Belo Horizonte e do estado
Publicado: 11/12/2015 12:17 | Atualizado: 11/12/2015 13:52

Na tarde de ontem (10), representantes da SECTES tiveram um importante encontro com as principais startups de Minas Gerais, em um almoço estratégico de aproximação e trocas. Na oportunidade, o Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa, e o Subsecretário de Ciência, Tecnologia e inovação, Leonardo Dias, apresentaram aos participantes o Calendário de Eventos proposto pelo Governo para o próximo ano, bem como a nova sede do programa SEED, o Espaço CentoeQuatro.

Mais que um almoço, o evento foi uma grande troca de experiências entre os empreendedores de startups com relevância nacional, como Sympla, Sambatech, Dito, Rock Content, Méliuz, Beved, Takenet e muitas outras referências da comunidade do San Pedro Valley e do estado. O Secretário Miguel Corrêa iniciou o papo com a reflexão: “Qual economia cresce cerca de 300% ao ano? A área da tecnologia e inovação é e será um dos grandes pilares para nosso estado”. E nessa mesma roda de conversa estavam parte dos principais responsáveis por esse crescimento exponencial. “Nós do Governo atuaremos como fomentadores, uma ponte de ligação das grandes ideias, projetos e seus empreendedores. A iniciativa partirá de vocês, a nova economia mundial. “Queremos que Minas Gerais seja a referência nesse campo”, completou.

Rodrigo Cartacho, CEO da Sympla, ressaltou que parte desse avanço proposto pela Sectes deve partir também de uma educação de base. “Hoje temos centenas de vagas em aberto em nossas empresas que precisam ser preenchidas. Uma educação de base na área de tecnologia, inovação e empreendedorismo irá ajudar neste contexto. E mais: irá fortalecer uma nova cultura nacional, mais empreendedora”. Atualmente, esse é um dos grandes focos da Sectes com o programa Minas Digital. É prioritário o desenvolvimento desse ensino de base tecnológica e empreendedora para que o estado esteja pronto para receber empresas de fora e se tornar um polo da área.

Com a apresentação do Calendário de Eventos para 2016, foi destacada a necessidade de criar projetos e eventos que atuem de maneira imediata para popularizar a C,T&I, aumentar a repercussão das ações entre mídia e público, captar investidores e gerar negócios. Com esse objetivo, acontecimentos como o Minas Startup Week, Fire, Inova Minas e FINIT serão focais para a atuação da Secretaria no futuro.

Além do almoço, os mais de 15 empreendedores tiveram a oportunidade de conhecer a nova “casa” do SEED, localizado no segundo andar do Espaço CentoeQuatro, no centro de Belo Horizonte. “No dia 12 de dezembro, aniversário de nossa cidade, será lançado o novo edital do SEED. Startups de todo mundo terão a oportunidade de compartilhar e desenvolver suas ideias e projetos com todo o apoio do Estado de Minas Gerais”, informou o subsecretário Leo Dias. O Edital será lançado no Diário Oficial de Minas Gerais amanhã, contendo todas as informações sobre as inscrições e sobre o andamento da próxima rodada, que acontece em maio de 2016.