Governo de Minas e Ibram lançam acordo de cooperação
A assinatura do acordo formaliza parceria entre a Sede e o instituto para o desenvolvimento de trabalho colaborativo e de elaboração de estudos sobre o setor mineral em Minas Gerais
Publicado: 30/09/2021 11:40
Foto: AdobeStock Foto: AdobeStock

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE MG) e o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) promoverão, na próxima sexta-feira (1º/10), das 10h às 12h, o lançamento e a assinatura de um acordo de cooperação técnica que visa o intercâmbio de informações e dados entre sobre o setor mineral em Minas. O evento, em formato híbrido, será realizado na sede do Ibram em Belo Horizonte (Rua Sergipe, 1440 - bairro Funcionários) e será transmitido no Youtube do IBRAM. 

O acordo técnico formaliza a parceria entre a Sede e o Ibram para o desenvolvimento de um trabalho colaborativo de análise de dados e elaboração de estudos sobre o setor mineral em Minas Gerais. O objetivo é unir as expertises técnicas das duas instituições para a geração de subsídios que estimulem o desenvolvimento socioambiental da mineração no estado, assim como o desenvolvimento de políticas públicas para o setor.

Durante o evento, serão apresentadas as diretrizes do Plano Estadual de Mineração. Ele objetiva promover ações interinstitucionais e projetos estruturantes no setor mineral de Minas Gerais.  Além disso, o plano também servirá de instrumento para a gestão do Estado, a fim de estimular a competitividade nos diversos segmentos da mineração.

"O Ibram tem buscado desenvolver estudos mais detalhados e aprofundados sobre o setor. Nosso envolvimento se dará com a troca das experiências e na obtenção, tratamento e análise de dados diversos do setor, como os econômicos, sociais e ambientais, além de aspectos e impactos regulatórios. O intuito é que essas informações possam subsidiar a equipe técnica na elaboração do Plano Estadual de Mineração e contribuir com o futuro da mineração no Estado'’, afirma o diretor-presidente do Ibram, Flávio Penido.

Assinatura do Termo de Cooperação Técnica

Data: 01/10/2021

Horário: 10h às 12h

Transmissão pelo Canal do Youtube do IBRAM: https://bityli.com/BMRJlf