Projetos do Sistema de Desenvolvimento Econômico são finalistas do 6º Prêmio Inova Minas Gerais
Iniciativas concorrem na categoria Inovação em Políticas Públicas. A votação popular acontece entre os dias 18 e 30 de novembro por meio do aplicativo MG App e site cidadão.mg.gov.br
Publicado: 18/11/2021 15:59 | Atualizado: 23/11/2021 10:02
Foto: Divulgação Seplag Foto: Divulgação Seplag

Projetos do Sistema de Desenvolvimento Econômico são finalistas do 6º Prêmio Inova Minas Gerais. Na categoria Iniciativas Implementadas de Sucesso, as ações se destacaram na modalidade Inovação em Políticas Públicas. O Prêmio Inova Minas Gerais é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), com co-coordenação do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e parceria da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE). A premiação destaca as melhores ideias e iniciativas propostas pelos agentes públicos mineiros.

Ao todo, foram inscritos 114 projetos no Prêmio Inova em 2021, que passaram por uma avaliação de uma comissão formada por 86 integrantes. Nesta segunda etapa, todos os agentes públicos mineiros e também os cidadãos poderão votar no melhor projeto. A votação é aberta. Além dos servidores e agentes públicos do Estado, todos os cidadãos podem participar até o dia 30/11.

“É muito importante ver iniciativas de desenvolvimento econômico sendo destaque na inovação do serviço público. Estamos trabalhando e melhorando o atendimento ao cidadão. Os empreendedores precisam de atenção com ideias diferenciadas, tudo que facilite e promova a geração de emprego e renda em Minas Gerais”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

Projetos na final:

INDI Maps - Plataforma de Site Selection

O Indi Maps é uma plataforma de Inteligência Territorial e Site Selection, totalmente gratuita, que agrega diversas bases de dados georreferenciados de Minas Gerais e um banco de dados de imóveis disponíveis. A plataforma permite a visualização de informações  demográficas, socioeconômicas e de infraestrutura em todo o território mineiro e gera relatórios que identificam o melhor local para instalação de novos empreendimentos com base nos critérios levantados e nas necessidades de cada investidor. A plataforma auxilia na promoção de Minas Gerais como destino de investimentos, uma vez que de forma ágil e simples pode ser acessada por investidores em qualquer lugar do mundo.  

Link: https://mapas.indi.mg.gov.br/

 

Mapa de Disponibilidade de Rede da Cemig

O Mapa de Disponibilidade é uma ferramenta on-line que sinaliza as conexões fotovoltaicas de Geração Distribuída (GD) no estado. A iniciativa reduz, a poucos cliques, um processo que durava até 60 dias para ser respondido. Isso porque, a partir de agora, a empresa que quer instalar pequenas usinas solares em Minas poderá entrar no site da Cemig e acessar os pontos de capacidade da rede elétrica de uma determinada região. Antes, isto era feito por meio de requerimento e respondido com base em estudo elaborado de cada caso. O Mapa de Disponibilidade de energia fotovoltaica é uma solução pioneira no setor elétrico brasileiro.

Próximas etapas

Após a votação popular, os finalistas apresentam os trabalhos a uma banca de especialistas, em 3/12. O evento será durante a 4ª Semana de Inovação da Prodemge.

Passo a passo como votar no 6º Prêmio Inova Minas Gerais: 

- Acesse o site https://cidadao.mg.gov.br/  ou faça o download do aplicativo MG App (iOS ou Android);

Faça seu cadastro para login e senha;

Acesse o item: “Votação Prêmio Inova”;

Clique em “conhecer os trabalhos” ou direto em “votar”, caso conheça os projetos selecionados;

Siga o fluxo para votar em um trabalho de cada categoria e modalidade;

Serão ao todo três votos, um para cada categoria/modalidade.