Diretoria do Ipem-MG recebe visita de agentes da Polícia Rodoviária Federal
Objetivo da visita foi alinhar ações para a verificação subsequente dos etilômetros para 2022
Publicado: 21/12/2021 17:19
Foto: Divulgação / Ipem MG Foto: Divulgação / Ipem MG

Nessa quinta-feira (17/12), o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) recebeu a visita de agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O objetivo da visita foi alinhar ações para a verificação subsequente dos etilômetros para 2022.

Popularmente conhecidos como bafômetros, esses aparelhos são utilizados nas fiscalizações de trânsito para medir a concentração de bebida alcoólica ou qualquer concentração de álcool etílico (etanol) expirado pela boca dos condutores.

O diretor de Metrologia e Qualidade do Ipem-MG, Luiz Marcelo Scalioni, destacou que para serem aprovados, os aparelhos passam por diversos testes, entre eles, injetar nos etilômetros três diferentes concentrações de misturas gasosas de etanol em nitrogênio, além de injeção de ar sintético para verificação do seu ponto zero.

Conforme explicou o diretor-geral do Ipem-MG, Luiz Carlos Siviero Farias, a verificação realizada pelo Ipem-MG é fundamental, pois garante tanto aos policiais quanto à sociedade que os valores registrados pelos instrumentos estão corretos.

“Por isso, a cada 12 meses devem ser verificados pelos servidores do órgão, e quando aprovados, recebem um selo do Inmetro, o que indica que podem ser utilizados pelos policiais, finalizou.

Cabe destacar que o Ipem-MG é um órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede).