Fapemig seleciona projetos de pesquisa de diversas áreas
Edital da instituição prevê R$ 39 milhões de investimento para propostas executadas em 36 meses
Publicado: 06/01/2022 12:37 | Atualizado: 06/01/2022 12:43
Foto: Adobe Stock / Sede Foto: Adobe Stock / Sede

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) divulga a chamada Demanda Universal 01/2022. O edital prevê investimento de R$ 39 milhões nos projetos selecionados que serão executados em um período de 36 meses. O objetivo é estimular a pluralidade e a diversidade da pesquisa científica e tecnológica, nas diversas áreas do conhecimento.

O prazo para a submissão das propostas é 28/3/2022 pela plataforma Everest. O texto integral da chamada pode ser lido aqui. Confira também os anexos neste link

Novidade 

Neste edital, as propostas serão apresentadas concorrendo a quatro faixas distintas. A criação das categorias A e B deve-se à necessidade de oportunizar a concorrência de pesquisadores que concluíram doutorado nos últimos cinco anos em condição equalitária entre seus pares. 

A ideia da criação das faixas C e D é de permitir o aporte de valores substanciais a projetos para oportunizar a compra de equipamentos de valor elevado, como aqueles de médio porte, por exemplo.

Uma vez que as faixas A e B já estabelecidas não permitem a compra de tais materiais, a criação das faixas C e D permitirão aos pesquisadores ousarem em projetos sem que a Fapemig precise alterar orçamento ou fluxos de processo da Chamada Universal.

Além disso, a Faixa C prevê a participação de grupos de doutores, de forma a contemplar uma equipe maior. Já a Faixa D foi idealizada a fim de incluir em grupos de pesquisas o jovem doutor, segundo o Departamento de Análise de Propostas de Projetos (DAP).

O Centro de Informações da Fapemig está disponível por meio do Fale Conosco para esclarecer dúvidas sobre o processo seletivo.