Diretor-geral do Ipem-MG conhece embarcação fluvial e participa de reunião da Anodi
Inédita na América Latina, a embarcação realiza a verificação e fiscalização de produtos e serviços dos municípios do interior amazonense
Publicado: 19/01/2022 18:31
Imagem: Divulgação / Ipem-MG Imagem: Divulgação / Ipem-MG

O diretor-geral do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), Luiz Carlos Siviero Farias, conheceu, na terça-feira (18/1), a Unidade Básica Fluvial de Fiscalização e Pesquisa (UBFFP) do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas (Ipem-AM).  Inédita na América Latina, a embarcação realiza a verificação e fiscalização de produtos e serviços dos municípios do interior amazonense.

Siviero explicou que durante a visita teve oportunidade de conhecer os Laboratório de Produtos Pré-Medidos, Calibração, Volumetria, bem como de Fios e Cabos que funcionam no barco. “Esse intercâmbio de conhecimento entre Ipems de todo o país é fundamental para o fortalecimento da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I). O trabalho que o Ipem-AM realiza nos comércios flutuantes e nas comunidades ribeirinhas gera um maior valor agregado aos produtos desse estado tão importante para o Brasil”, afirmou o diretor-geral.

Anodi

O diretor-geral do Ipem-MG, Luiz Siviero, também participou da 1ª. Reunião Ordinária de 2022 da Associação dos Órgãos Delegados do Inmetro (ANODI), no Ipem-AM.  Durante o encontro, os membros da associação, bem como o coordenador substituto da RBMLQ-I, Valmir Sant'Anna, e o diretor de Metrologia Legal e presidente interino do Inmetro, Periceles José Vieira Vianna, trataram do alinhamento estratégico para as ações dos Ipems, bem como a questão orçamentária junto ao Inmetro.

Conforme o Estatuto Social, a Anodi possui 22 finalidades, que têm o objetivo de atender às demandas dos Ipems de todo o Brasil, no que se refere à gestão pública do Governo Federal, para o descontingenciamento dos recursos, além de auxiliar os órgãos com mais equipamentos e laboratórios.