SubCTI passa por atividades de desenvolvimento
Com programa de reposicionamento de carreira, colaboradores aumentaram o entrosamento e criaram seus próprios planos de negócio
Publicado: 23/12/2015 11:13 | Atualizado: 08/01/2016 15:56

O Subsecretário Leonardo Dias convocou toda a equipe de Ciência, Tecnologia e Inovação para participar de um curso de aprimoramento e reposicionamento de carreira com o Instituto de Desenvolvimento e Gestão Empresarial – Idege. Com moderação da especialista em consultoria de carreira Antonieta Rossi, os participantes trabalharam para entender suas necessidades como membros da SubCTI e criar novos rumos de atuação com foco nessa compreensão. Foram dois dias de exercícios e dinâmicas coletivas, grupais e individuais.

Leonardo Dias abriu o treinamento, na segunda-feira, falando sobre a importância de “compreender seu papel, conhecer seus qualidades e defeitos pessoais e profissionais, e iniciar um processo para fazer o lado bom crescer. Esse é o segredo da gestão”. Como destacado pelo Subsecretário, 2016 será um ano de ritmo acelerado para a Sectes. Por isso, é preciso ter uma equipe empenhada, focada, e com uma visão estruturada. Segundo ele, o objetivo da proposta foi desenvolver sua equipe para terminar o próximo ano com avanços claros, tanto para a Secretaria quanto para cada um em seu nível de trabalho.

Após a abertura, Rossi iniciou uma série de atividades informais para ampliar o conhecimento mútuo entre os participantes e explorar suas potencialidades. Ao final de cada dinâmica, os grupos refletiram sobre o que foi trabalhado e como isso deve ser incluído em suas vidas pessoais e profissionais. O processo seguinte foi de exploração da metodologia Canvas, uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio. Assim, com foco na criação de uma estratégia de crescimento individual, cada um criou o seu próprio plano de negócios e terminou o programa fazendo sua apresentação em um pitch.