IPEM-MG: trabalhando por você!
O Instituto é o braço regional do Inmetro na proteção ao consumidor via regulação de medições
Publicado: 23/12/2015 11:19 | Atualizado: 10/01/2016 13:12

Você sabe o que significa Metrologia Legal? A ciência da medição, que é a metrologia, também deve ser trabalhada para cumprir exigências obrigatórias. Isso se refere ao controle de medições, unidades de medida, instrumentos e métodos de medição, que são desenvolvidas por organismos competentes. Assim, seu aspecto ‘Legal’ serve como uma proteção ao consumidor, estabelecendo padrões de exigências técnicas obrigatórias. Com a supervisão do Governo, o controle metrológico assegura transparência e confiança. A exatidão dos instrumentos de medição garante a credibilidade nos campos econômico, saúde, segurança e meio ambiente.

No Brasil, as atividades da Metrologia Legal são uma função do Inmetro, que também colabora para a uniformidade da sua aplicação no mundo, pela sua ativa participação no Mercosul e na OIML - Organização Internacional de Metrologia Legal. Mas, motivado pela grande extensão territorial, o Instituto optou por um modelo descentralizado, delegando a execução do controle aos Órgãos Metrológicos Estaduais - conhecidos por Ipem, Instituto de Pesos e Medidas, que fazem parte da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade - Inmetro (RBMLQ-I).

Em Minas Gerais, o IPEM-MG trabalha de maneira vinculada à Sectes. Dentre suas muitas atribuições, realiza serviços de verificação (como de carroçarias, comprimento de fios elétricos, bafômetros, bombas medidoras de combustíveis, balanças industriais e muito mais), fiscalização de produtos regulamentados pelo Inmetro, registro de dúvidas e críticas sobre produtos e empresas em desconformidade com as normas de medição, e até calibração de massas e medidas de capacidade!

Ou seja, o IPEM-MG trabalha lado a lado com você, cidadão! Segundo o gerente de Fiscalização e Verificação Compulsória do IPEM-MG, Raimundo Mendes, é prioridade máxima colaborar na defesa do consumidor e atuar na proteção da sociedade e dos fabricantes por meio da metrologia e da avaliação da conformidade. “Por meio das fiscalizações, verificamos se o peso real dos produtos pré-medidos (aqueles embalados e pesados sem a presença do consumidor) corresponde ao que está sendo informado na embalagem, ou se o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) está presente em determinados objetos, como os brinquedos”, exemplifica.