Minas Tech Day promove educação tecnológica em Minas Gerais
Encontro no dia 3/5 debateu planos de ação para acelerar carreiras na área da tecnologia nos setores público e privado
Publicado: 06/05/2022 12:43 | Atualizado: 06/05/2022 13:03
Foto: Divulgação/Sede Foto: Divulgação/Sede

Governo de Minas apoiou o Minas Tech Day, evento, que aconteceu na terça-feira (3/5), e foi idealizado pela escola brasileira de tecnologia, Sirius Educação, em parceria com a Órbi Conecta. O subsecretário de ciência, tecnologia e inovação, Felipe Attiê, o superintendente de Inovação Tecnológica, Pedro Emboava, e a assessora de gabinete, Bruna Esteves, representaram a Sede-MG na ocasião.

De acordo com analistas do mercado, a área da tecnologia está em ascensão, sendo até mesmo considerada a “Profissão do futuro”. Com isso, essa parceria da Órbi com a Sirius foi uma ótima oportunidade para alavancar a educação tecnológica no estado.

“O evento destaca a importância de estarmos conscientes dos desafios que o Estado possui para ajudar na qualificação da mão de obra na área tecnológica. Precisamos nos juntar à iniciativa privada para conseguirmos vencer os enormes desafios que estão postos até 2030, como por exemplo, a perspectiva de que 1 milhão de vagas não estejam preenchidas por causa da falta da qualificação de mão de obra profissional” destaca o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sede-MG, Felipe Attiê.

O encontro promoveu não somente o debate de planos de ação para acelerar carreiras na área da tecnologia nos setores público e privado, como também uniu nomes da administração pública estadual e de empresas da área da tecnologia, além de reforçar o apoio do Governo de Minas ao desenvolvimento em tecnologia nas empresas privadas.

Na programação, o público pode acompanhar o painel “O desafio do desenvolvimento de talentos tech em Minas", o bate-papo “Panorama do ecossistema e a nova geração de talentos em Minas”, o fórum executivo “Atores do ecossistema para discutir iniciativas”, além da masterclass “Reimaginando minas como epicentro do talento”, ministrada pela especialista em inovação no Vale do Silício, Andrea Kates.

“O Minas Tech Day é um encontro que propõe um diálogo unindo o setor público e privado, para que a gente construa juntos um ambiente inovador em Minas, capaz de posicionar o estado como protagonista na transformação digital que estamos vivendo”, comenta o CIO da Sirius Educação, Arnóbio Morelix.

“O Órbi Academy é a frente de atuação do Órbi Conecta, que tem como objetivo promover educação profissional em habilidades digitais e suprir a necessidade do mercado de trabalho por profissionais na área de tecnologia. Temos uma estrutura física ideal para a realização de cursos e que extrapola territórios em parcerias com outras edtechs, como a Sirius. Oferecemos cursos online para quem está conectado em qualquer lugar do mundo”, afirma a CEO do Órbi Conecta, Dany Carvalho.  

Para a especialista em inovação do Vale do Silício, Andrea Kates, instituições como a Sirius são essenciais para o futuro econômico do Brasil. “O superpoder de regiões no cenário atual é aprender a ser um ímã para talentos digitais. O segredo é construir uma abordagem bem organizada no nível do ecossistema: rápida aprendizagem, conexão em tempo real entre pessoas e empresas e mentalidade de inovação”, destacou.

Também marcaram presença no evento os fundadores da Sirius Educação Rafaela Herrera, Felipe Matios e Arnóbio Morelix, e a CEO do Órbi Conecta, Dany Carvalho.