Sectes realiza parcerias em missão na Holanda
Subsecretário de Ensino Superior visitou universidades com cursos voltados para a ciência aplicada
Publicado: 07/04/2016 11:18 | Atualizado: 26/04/2016 13:04

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) desembarcou, no último mês, na Holanda para uma missão oficial à Província de Brabant do Norte.  O subsecretário de Ensino Superior, Márcio Rosa Portes, apresentou as oportunidades que  Minas Gerais oferece, a fim de criar conexões entre empresas e universidades. A missão mineira, liderada pelo Indi, teve representantes do Estado, empresas e universidades. A Sectes ficou responsável por convidar as universidades que tinham interesse em desenvolver parcerias nas áreas prioritárias da missão, dando visibilidade à produção acadêmico-científica de Minas Gerais, potencializando a concretização de parcerias. Ao todo participaram sete instituições de ensino superior.

A Sectes assinou um memorando de entendimento com a Holanda para ampliar a parceria já existente. O Projeto Living Lab Biobased Brazil já faz parte das ações do Governo de Minas Gerais e foi expandido. Este consórcio é constituído por universidades, empresas e representantes dos governos brasileiros e holandeses. O objetivo do projeto é internacionalizar ainda mais o ensino superior e a região foco no Brasil é Minas Gerais. Todas as atividades tem foco na tecnologia da água, química sustentável e meio ambiente. “Estamos buscando um modelo avançado de unir a universidade e as empresas. O problema pesquisado vira solução aplicada para o mercado”, destacou o subsecretário Márcio Portes.

Acompanhado pelo Diretor Geral do Ministério da Ciência, Educação e Cultura, Hans Schutte, a comitiva visitou parques tecnológicos, universidades e startups . Os principais setores abordados foram da ciência aplicada, energia, biomassa, água, biotecnologia e ciências da vida e da saúde.

Outro grande destaque da visita à Holanda foi a participação no “Brazil Network Day”, evento organizado pela embaixada do Brasil. O encontro acontece duas vezes ao ano e o tema desta edição foi Minas Gerais. Empresas da Europa se encontravam no mesmo lugar para trocar informações e possíveis investimentos no território mineiro.

No próximo mês, Minas Gerais irá receber a visita de holandeses que irão conhecer o Estado e dar continuidade nas parcerias já realizadas, buscando investimentos do poder público nas áreas de ciência e tecnologia.