Conheça a programação do Pint of Science
Festival internacional de divulgação científica acontece nos dias 23, 24 e 25 de maio, em três estabelecimentos de Belo Horizonte
Publicado: 16/05/2016 14:48 | Atualizado: 07/06/2016 10:51

A capital mineira está entre as mais de cem cidades de todo o mundo que recebem a edição de 2016 do Pint of Science. O festival tem como objetivo levar cientistas a bares e restaurantes, para divulgarem suas pesquisas ao público, fomentando a divulgação e a popularização da ciência. O evento acontece simultaneamente em 12 países, nos dias 23, 24 e 25 de maio.

Parte das comemorações dos 30 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), o Pint of Science de Belo Horizonte vai apresentar um total de nove temas científicos, em três estabelecimentos diferentes. Nos três dias, as apresentações acontecem sempre no mesmo horário: de 19h30 às 21h.

23 de maio – Segunda-feira

Itatiaia Rádio Bar

Dengue, Zika, Chicungunya: o que é fato e o que é boato?

Heverton Leandro Carneiro Dutra (Doutorando em Biologia Celular e Molecular pela FIOCRUZ)

Fábio Prezoto (Professor associado da UFJF)

Cantina do Lucas

Cultura maker: pensar, criar e realizar

Cláudia França (Doutora em Educação pela UFMG e professora de Arte no CEFET-MG)

Tais Lima (Designer pela UFMG, atuante na área de design junto a startups no Laboratório Aberto)

Do big bang ao DNA

José Alberto Casto Nogales (Ph.D. em Física e professor da Universidade Federal de Lavras)

Rodrigo Corrêa de Oliveira (Ph.D. em Imunologia pela Johns Hopkins University e pesquisadora da Fiocruz e da UFOP)

24 de maio – Terça-feira

Itatiaia Rádio Bar

Cérebro em pauta: as doenças da modernidade

Maicon Albuquerque (Doutor em Medicina Molecular na UFMG e professor da UFV)

Jonas Jardim de Paula (Doutor em Medicina Molecular na UFMG e pesquisador na área de envelhecimento cognitivo)

O futuro dos robôs

Tales Argolo (Doutor em Engenharia Elétrica na UFMG e professor no Centro Federal de Educação Tecnológica de MG)

Ramon da Cunha Lopes (Doutorando em Modelagem Matemática e Computacional do Cefet-MG)

Cafeteria do MM Gerdau

Ciência na mesa: transgênicos e defensivos agrícolas

Evaldo Ferreira Vilela (PhD pela Universidade de Southampton e presidente da FAPEMIG)

José Magid Waquil (PhD pela University of Nebraka e consultor em Manejo Integrado de Pragas)

25 de maio – Quarta-feira

Itatiaia Rádio Bar

Startups, sin off, open innovation: é de comer ou passar no cabelo?

Tiago Maranhão (CEO do Centro de Inovações CSEM Brasil e presidente do Conselho da SUNEW)

Aluir Dias (Sócio fundador do Techmall, idealizador e coordenador do Lemonade)

Cantina do Lucas

Cuspe e giz são coisas do passado? Os novos modelos de ensino