Curta-metragem “O Encontro” conclui gravações
Publicado: 17/05/2016 18:13 | Atualizado: 17/05/2016 18:18

Finalizada a primeira parte do trabalho de produção do curta-metragem "Encontro", adaptação de um conto do escritor Luís Fernando Veríssimo, que tem na direção a escritora e professora de literatura Andréa Martins, do Departamento de Comunicação e Letras, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). As gravações foram concluídas no último sábado (14/5) e, a partir de agora, será feito trabalho de edição. A previsão para concluir o curta-metragem é de quatro meses.

Segundo a produtora, as gravações foram iniciadas em 8 de abril. A cena final demandou um grande aparato de produção: o casamento do casal protagonista. O set de filmagem, montado na Chácara Bugarin (Bairro Park Residencial Sul), contou com cerca de 40 pessoas, entre atores, figurantes e equipe de produção. A professora Andréa Martins explica que a cena final foi idealizada para ser a mais simples – tendo em vista a limitação de recursos.

O elenco da produção conta com os atores Cláudio Prates e Mel Soares e tem como integrantes do elenco de apoio José Mamelluk, Fernando Caldeira, Hellen Marques, Patrícia Giselli e Marta Silva. Participaram como figurantes Samuel Reis, Hernane Alves, Ricardo Malveira, Ana Paula Gusmão, Fernanda Xavier, Luana Nicoletti, Cristiane Antunes, Emerson Dantas, Samyr Ribeiro, Ione Lopes e Renata (Make-up), Camila Berto, Diego Maia e João Antônio.

Andréa Martins revela a dificuldade para a captação de apoio financeiro. Até o momento, segundo a diretora, a produção do curta-metragem tornou-se possível graças à generosidade do escritor Luis Fernando Veríssimo que, através de sua agência literária, autorizou a adaptação do conto “O Encontro”, condicionando o pagamento dos direitos autorais à captação de recursos.

“O apoio do escritor e roteirista Fernando Bonassi, que intermediou a negociação com o autor do conto adaptado, tem sido de suma importância para a realização do projeto”, explica a professora. Ela faz referências, também, ao envolvimento e ao compromisso das produtoras parceiras, Cinema Comentado Cineclube, Elefantte – Agência de Propaganda e Produtora de Vídeo –, PRO ART - Produtora Audiovisual e K Filmes – produtora de vídeo –, além do elenco e equipe de produção.

Sobre as gravações feitas até agora, de cenas predominantemente noturnas, Andrea Martins enaltece o trabalho exaustivo da equipe em busca do melhor resultado. “Foram cinco madrugadas de filmagens até agora, mas está valendo a pena. A fotografia está linda, a produção cuidadosa e a interpretação dos atores muito convincente” garante. Após finalizadas as filmagens, a intenção é dar início imediato ao processo de montagem e de finalização. Embora o prazo da autorização para a produção tenha sido prorrogado por mais seis meses, “vamos terminar antes”, afirma.

Além das produtoras parceiras, o projeto recebe o apoio da Center Pão, Dimas Lessa Hotel, Central Móveis, Luminart, Chácara Bugarin, Ione Make-up e Marlene Noivas, com cessão de locações e/ou produtos e serviços.