Pint of Science reúne pesquisadores e cerveja - 2º Dia
Publicado: 25/05/2016 18:52 | Atualizado: 07/06/2016 10:54
Foto: Gabriel Maciel/Sectes Foto: Gabriel Maciel/Sectes

Cabeças pensantes

No Itatiaia Rádio Bar, o segundo dia de Pint of Science foi marcado pelo tema “Cérebro em Pauta: as doenças da modernidade”, com o neurocientista Jonas Jardim de Paula, da UFMG e da FCM-MG e do professor de educação física da UFV, Maicon Albuquerque. Eles falaram sobre transtornos mentais e estímulos cerebrais para exercitar a mente, e mostraram de uma maneira divertida um pouco de seus projetos e de como funciona a mente humana.

Transtornos mentais

Uma porcentagem muito grande das pessoas teve, tem ou vai ter algum transtorno mental durante a vida. Eles podem ser de todos os tipos e gravidade, desde a ansiedade até a esquizofrenia. Segundo a OMS, 700 milhões de pessoas sofrem com estes transtornos em todo o mundo. O neurocientista também passou um pouco pelas maneiras de se identificar o TDAH, que é a sua especialidade e objeto da maioria de suas pesquisas.

“Transtornos mentais não são nem doenças e da modernidade. Vamos tantar desmistificar um pouco deste assunto, mostrar que esses transtornos são mais comuns do que imagina e também eliminar diversas crendices populares” afirmou Jonas.

Exercitando o cérebro

Habilidades Abertas. O professor Maicon treinou isso com o público do Itatiaia Rádio Bar. Com exercícios simples como se treina a mente para aumentar o poder decisão, para melhorar a qualidade de vida. “é tão importante esse tipo de iniciativa, como o Pint of Science, porque o que a academia faz é tão distante da nossa sociedade, e é muito bom poder informar as pessoas” finalizou Maicon.