Ipem-MG verifica medidores de pressão arterial
Publicado: 07/06/2016 16:19 | Atualizado: 08/06/2016 11:33

Nesta semana, o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) está verificando os medidores de pressão arterial (esfigmomanômetros) dos profissionais da área da saúde da região de Curvelo e Governador Valadares. O objetivo da verificação é garantir que o equipamento funcione corretamente e não informem dados equivocados àqueles que o utilizam.

Conforme explica a gerente da Regional do Ipem-MG em Curvelo, Érika Guimarães, durante a verificação, técnicos do Instituto analisam o estado de conservação do aparelho e se a pressão indicada no visor apresenta erros ou encontra-se dentro dos limites permitidos. “A verificação dos esfigmomanômetros é de extrema importância, pois se a medição do equipamento não estiver correta pode haver pessoas que estão sendo orientadas a tomar medicamentos quando na verdade não precisam, ou deixando de tomá-los”, afirma.

Ainda de acordo com o gerente da Regional do Ipem-MG de Governador Valadares, Marcelo Meriji, a verificação dos medidores de pressão deve ser realizada anualmente. “No caso da reprovação do instrumento, o equipamento deve ser encaminhado para reparo a uma oficina credenciada ao Ipem-MG/Inmetro. Após o conserto, o Ipem-MG confere novamente o esfigmomanômetro emitindo um laudo e afixa a marca de verificação do exercício para o ano subsequente”, esclarece Meriji.

Cabe destacar que, para realizar a verificação, o aparelho de pressão deve ser de modelo aprovado pelo Inmetro, conforme Portaria do Inmetro nº 153/2005, para modelos mecânicos e Portaria nº 096/2008 para aparelhos digitais.