Sectes promove lançamento da Arena de Negócios da FINIT
Publicado: 24/08/2016 15:10 | Atualizado: 06/09/2016 09:07

Depois do sucesso do lançamento da Campus Party em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) apresentou mais uma atração da FINIT: a Arena de Negócios. O evento, realizado na última terça-feira (23) no Espaço CentoeQuatro, promoveu o encontro de atores do ecossistema de empreendedorismo e inovação do país em bate-papos e apresentações.

Na oportunidade, foram lançadas mais duas atrações que, junto à Campus Party, farão parte da grande programação da FINIT em novembro – a DemoLatam, conferência latino americana de startups que promove o desenvolvimento de negócios entre empresas e grupos de investidores, sejam eles anjos ou grandes organizações, e o 100 Open Startups, movimento nacional que conecta grandes empresas, startups e soluções em torno de atividades ligadas à disseminação e à prática da inovação aberta no Brasil.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa, abriu o evento reafirmando o compromisso do governo em investir no ambiente local e de transformar Minas Gerais na maior potência da área no cenário nacional. “Um dos pilares da nossa economia tem sido a aposta nesse ambiente digital, inovador. A gente tem feito aqui, em BH, um modelo único, pois temos investido direto nas startups”, destacou.

Para anunciar a DemoLatam, Geraldo Santos, diretor do Startupi, apresentou como será a edição deste ano, que contará com conferências, workshops, palestras e pitches de startups. A missão internacional de negócios do evento terá representantes de países da América Latina, como Chile, Argentina, Colômbia e México, além de promover visitas ao SEED, programa de aceleração do governo de Minas, e ao San Pedro Valley, principal comunidade de startups do país. A programação completa pode ser conferida aqui.

Já para apresentar o movimento 100 Open Startups, Rafael Levy, fundador do projeto, palestrou brevemente sobre a relação atual das grandes empresas e investidores com startups e soluções, além de explicar o ranking produzido pelo movimento. O 100 Open Startups define, a partir de um processo de interação com as empresas participantes do projeto - como Algar Telecom, Cemig, entre outras -, as cem startups mais atraentes do mercado para receber investimento. As startups selecionadas participam de desafios temáticos em busca de soluções para a sociedade e o mercado, que são propostos pela rede de grandes empresas do país.

Durante a FINIT, o movimento realizará o primeiro ranking das startups de Minas Gerais. Em sua apresentação, Levy ressaltou que “as grandes empresas estão, cada vez mais, se relacionando com as startups em busca de soluções para os problemas internos”.

O evento ainda contou com um bate-papo entre Rodrigo Cartacho, da Sympla, e Fábio Póvoa, da Movile, sobre o ecossistema de startups da América Latina, e os desafios e oportunidades para investidores e empreendedores. Para fechar a noite, os convidados puderam conferir o painel “Grandes empresas e startups cocriando inovações” com Frederico Bruno Soares, da CEMIG José Floriano, da Algar; Alessandro Garcia, da Solides; e Eros Viggiano, da startup mineira LogPyx.

FINIT

A FINIT (Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia) acontece de 09 a 13 de novembro no Expominas, em Belo Horizonte, reunindo diversos eventos em um só local, com foco em promover o intercâmbio e fomentar o que há de mais avançado em tecnologia, inovação e empreendedorismo.

Além da Arena de Negócios, com a DemoLatam e o 100 Open Startups, o evento também conta com a Campus Party, a maior experiência tecnológica do mundo nas áreas de ciência, criatividade, games, empreendedorismo e entretenimento digital. A CP contará com a estrutura completa do evento, com camping, caravanas, maratonas, desafios tecnológicos, palestras, workshops, atividades e hackatons. A venda de ingressos para esta edição já começou e os valores do lote inicial são entre R$ 195,00 (com barraca) e R$120,00 (sem barraca). Interessados podem adquirir as entradas aqui.

A feira é uma iniciativa pioneira do governo estadual, por meio da Sectes, trazendo pela primeira vez conceituados eventos nacionais e internacionais para a capital mineira. O objetivo da FINIT é reunir startups, grandes empresas, estudantes, pesquisadores e demais profissionais das áreas de tecnologia e inovação, incentivando a troca de informações, soluções e oportunidades, bem como encontros e rodadas de negócio.

Mais informações: http://finit.mg.gov.br/