Editora da Unimontes conta com novo site e Portal de Periódicos
Publicado: 30/08/2016 11:45 | Atualizado: 02/09/2016 15:25
Foto / Imagem: Reprodução Foto / Imagem: Reprodução

Em fase de reestruturação e de aprimoramento de suas atividades, a Editora da Universidade Estadual de Montes Claros conta com um novo site (http://www.editora.unimontes.br). A proposta passa pela criação de um canal de interatividade com os autores e com o público, disponibilizando todas as informações sobre os critérios da política editorial. Dentre as inovações está o Portal de Periódicos, conforme explica o diretor da Editora Unimontes, professor Antonio Dimas Cardoso.

O portal eletrônico foi montado com o apoio da coordenação e dos professores do curso de Sistemas de Informação, que também vão garantir a manutenção do site. Ele salienta que a página terá um caráter didático pedagógico, com orientações a respeito do encaminhamento e da seleção de livros a serem publicados. Também permitirá discussões sobre as obras.

“O espaço eletrônico de divulgação visa valorizar os autores regionais. O principal objetivo é manter um site mais dinâmico, com entrevistas e depoimentos dos autores e a divulgação sobre as obras lançadas. Desta forma, fomentamos a maior visibilidade aos autores”, relata.

Além disso, outra proposta da Editora com o espaço eletrônico é utilizá-lo para a publicação dos processos seletivos para a escolha das obras a serem publicadas. “A nossa intenção é possibilitar que todos os autores tenham condições iguais para a publicação; uma forma de prestigiar o trabalho autoral na Universidade”, assegura o diretor da editora.

 

PORTAL DE PERÍÓDICOS

Dentre as novidades do site da Editora Unimontes é um portal eletrônico de periódicos, que segue os critérios de editoração recomendados pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). “Com o portal, a projeção é para que as produções científicas da Universidade Estadual de Montes Claros sejam mais acessadas. Desta maneira, será melhorada posição da Universidade no ranking de publicações da Capes”, observa Antônio Dimas.

O Portal de Periódicos vai abrigar todas as revistas eletrônicas da Unimontes. O canal foi criado um grupo de trabalho composto por representantes da Pró-Reitoria de Pesquisa, da própria editora e do curso de Sistemas de Informação. Entre as publicações disponibilizadas no modelo eletrônico estão as revista “Cerrados” (do departamento de Geociências) e “Alteridade” (produção discente), “Intercâmbio” (Pró-Reitoria de Extensão), “Unimontes Científica” (Pró-Reitoria de Pesquisa), “Clique” (Pró-Reitoria de Pesquisa), “Renome” (Departamento de Enfermagem), “Multitexto” (Centro de Educação a Distância/CEAD) e Revista Norte Mineira de Educação Física (Departamento de Educação Física e do Desporto).

A Editora Unimontes também busca parcerias com outras editoras universitárias, para assegurar maior projeção aos livros e um destes avanços está na participação na Feira do Livro de Gotemburgo – viabilizada pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU). O Ministério das Relações Exteriores formulou convite à Universidade.