Pesquisa da Unimontes avalia tratamento do câncer de boca
Publicado: 19/09/2016 15:01 | Atualizado: 19/09/2016 15:14
FOTO: Andréa Fróes FOTO: Andréa Fróes

Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) avalia o potencial terapêutico da metformina no tratamento do câncer de boca. Até então, a substância é usada no tratamento da diabetes. O estudo é desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Ciências da Saúde.

A pesquisa é denominada “O efeito da Metformina em Células de Câncer de Boca sob Hipóxia” e resultou em artigo com o mesmo nome publicado na revista científica americana “Oncotarget”, um importante e renomado periódico na área de desenvolvimento de medicamentos para câncer do mundo. Editada em Nova Iorque, a publicação é disponibilizada para livre acesso na internet, possibilitando uma grande visibilidade aos artigos e promovendo a difusão dos estudos, das descobertas científicas e dos novos tratamentos do câncer.

A pesquisa sobre a avaliação do uso da metformina no tratamento do câncer de boca foi iniciada há dois anos. Este é o segundo produto resultante de tese de doutorado de Talita Antunes Guimarães, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unimontes.

A equipe de trabalho tem como integrantes André Luiz Sena Guimarães, Lucyana Conceição Farias, Eliane Sobrinho Santos, Carlos Alberto de Carvalho Fraga, Lissur Azevedo Orsini, Leandro de Freitas Teles, John David Feltenberger, Sabrina Ferreira de Jesus, Marcela Gonçalves de Souza, Sérgio Henrique Sousa Santos, Alfredo Maurício Batista de Paula e Ricardo Santiago Gomez.

 

IMPORTÂNCIA 

O professor e pesquisador André Luiz Sena Guimarães ressalta o peso da pesquisa nos avanços do tratamento do câncer de boca. “A grande importância deste estudo está na busca terapêutica da identificação de mais um medicamento possa ser usado no combate ao câncer”, enfatiza o pesquisador.

Ele explica que a metformina é usada no tratamento da diabetes, por diminuir o nível de glicose no sangue. No caso do tratamento do câncer de boca, está sendo testado o potencial da substância para diminuir a condição de hipóxia (baixo teor de oxigênio) das células dos tumores. O pesquisador informa que o próximo passo do estudo será a realização de testes para verificar se realmente a metformina melhora o efeito da radioterapia in vitro no tratamento do câncer bucal. Serão feitos testes em animais e a expectativa é que sejam iniciados em testes em humanos dentro de curto espaço de tempo.