Demoday do Seed encerra a 5ª rodada de aceleração
Evento irá reunir investidores, startups e agentes do ecossistema de tecnologia
Publicado: 28/01/2019 10:19 | Atualizado: 31/01/2019 14:26
Gabriel Maciel/Divulgação Gabriel Maciel/Divulgação

A quinta rodada de aceleração do Seed (Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development) chega ao final. E, para fechar com chave de ouro, o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, realiza o Demoday. Empreendedores, autoridades, investidores e membros do ecossistema de tecnologia e inovação irão se reunir para encerrar as atividades de aceleração. O evento será no dia 30 de janeiro, a partir das 18h, no Auditório JK, na Cidade Administrativa.

O principal objetivo do Demoday do Seed é compartilhar os resultados dos seis meses do programa de aceleração, divulgar e homenagear os negócios que foram destaques e reconhecer os agentes do ecossistema que contribuem na mentoria e formação empreendedora dos participantes.

A grande novidade deste ano é o lançamento do documentário da 5ª rodada. O material conta a jornada dos empreendedores nos seis meses de programa, os desafios e habilidades desenvolvidas. Além disso, haverá ainda o lançamento do Playbook Seed, um guia prático que compartilha a forma com que o programa acelera startups e fomenta ecossistemas. Os materiais são inéditos e ficarão disponíveis para o público.

A 5ª rodada do Seed recebeu, ao todo, 1.073 inscrições. As 40 startups selecionadas são compostas por empreendedores dos mais diversos estados brasileiros, como Maranhão, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. Após 24 semanas, 35 startups e 88 empreendedores encerram o ciclo de aceleração e comemoram os resultados. “Seis meses depois, mais do que melhorar a minha startup, passar pelo Seed me ajudou a descobrir quem sou e explorar todo o meu potencial. Foi um divisor de águas para mim e para a SporTI”, conta Sandrelise Chaves, COO SporTI.

O programa conta com uma equipe de agentes de aceleração formada pelo próprio Seed, que acompanha os empreendedores semanalmente e os ajuda no desenvolvimento do negócio. Oferece diversas atividades como bancas de avaliação, workshops, mentorias com profissionais experientes, visitas a startups de sucesso, palestras e eventos. “A quinta rodada foi a consolidação da metodologia de aceleração que o programa foi desenvolvendo ao longo do tempo. Fizemos um processo visando profundidade técnica, engajamento e conexão com o ecossistema. Termino a rodada muito satisfeito com o resultado e certo da evolução contínua do Seed”, diz Daniel Oliveira, coordenador do programa.

Os empreendedores realizam, ao longo da rodada, atividades de difusão da cultura empreendedora por toda Minas Gerais, contribuindo para fomentar o empreendedorismo e a inovação pelo estado. Até agora, os empreendedores da 5ª rodada se envolveram em 770 atividades distribuídas em 1.784 horas. Mais de 20 mil pessoas foram impactadas. “A difusão foi muito bacana para nós, porque além de ajudar outras pessoas, o que por si só já é um ganho, também possibilitou contatos importantes com parceiros estratégicos, como clientes e fornecedores”, diz Victor Soares, da Metha Energia.

 

Principais números da 5ª rodada:

  • 722 checkpoints (encontros semanais entre agentes de aceleração e startups)
  • 96 mentorias
  • 1.020 horas de mentorias personalizadas, atividades e conexões para as startups
  • 13 empresas recebendo participantes do SEED no Day Out
  • 11 workshops
  • 45 mentores na base
  • 50 jurados de bancas
  • R$ 4 milhões de faturamento das startups (até dezembro de 2018)
  • 770 atividades de difusão com 1.874 horas dedicadas
  • 20.029 pessoas impactadas
  • 18 eventos internos
  • 11 eventos do ecossistema no SEED
  • 1.175 pessoas nos eventos da rodada (número total de agosto até dezembro de internos e externos)
  • 19 visitas agendadas sendo 29h dedicadas e 274 pessoas impactadas
  • 1.776 visitantes recebidos

Sobre o Seed

O Seed é um dos maiores agentes de fomento do ecossistema de empreendedorismo e inovação brasileiro. Sua principal iniciativa é o programa de aceleração de startups para empreendedores do mundo todo que queiram desenvolver seus negócios de base tecnológica em Minas Gerais. O programa é uma experiência única com foco em desenvolvimento das startups e transferência de conhecimento, além de um ambiente fértil para a troca de experiências entre os empreendedores da rodada e o ecossistema. É viabilizado por meio de um convênio com a UFMG e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Lançado em 2013, o Seed já promoveu cinco rodadas de aceleração, todos com a elegibilidade de pessoas físicas e não apenas de startups já cadastradas como pessoa jurídica. O programa atingiu a marca de  6.481 inscrições, e contou com a participação de 192 startups, sendo 155 brasileiras e 37 estrangeiras, de 26 nacionalidades, total de 490 empreendedores.  

O Seed funciona como um espaço de coworking no Hub Minas, localizado no edifício Rainha da Sucata, na Praça da Liberdade.

Serviço:

Demoday do SEED

Data: 30/01/19

Local: Auditório JK - Cidade Administrativa

Horário: 18h às 22h30

 

Contato:

Nathália Moreira 9 9353-9665 nathalia.moreira@tecnologia.mg.gov.br

Juliana Corrêa 9 9394-8270 juliana.correa@tecnologia.mg.gov.br 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior