Com R$ 350 milhões investidos, Pouso Alegre inaugura fábrica de medicamentos
Empresa indiana é a segunda maior fabricante mundial de cápsulas rígidas para remédios
Publicado: 26/03/2019 14:35 | Atualizado: 26/03/2019 14:39
A instalação de novas fábricas em Minas Gerais e a atração de investimentos é um dos objetivos da gestão de Romeu Zema A instalação de novas fábricas em Minas Gerais e a atração de investimentos é um dos objetivos da gestão de Romeu Zema

Minas Gerais foi escolhida pela ACG do Brasil, segunda maior fabricante mundial de cápsulas rígidas para medicamentos, para receber uma nova fábrica. O empreendimento foi instalado em Pouso Alegre, no Sul de Minas, e inaugurado na última semana. Ao todo, segundo a ACG Group, foram investidos cerca de R$ 350 milhões na nova unidade, que ocupa 14 mil metros quadrados e tem expectativa de gerar cerca de 500 novos empregos no local.

O superintendente de Atração de Empreendimentos e do Comércio Exterior da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Brito, acompanhou a inauguração e destacou a importância da implantação da fábrica. “Trata-se de Investimento significativo, agregação de tecnologia, geração de empregos, potencial para exportação no curto prazo. Acreditamos que novas oportunidades de cooperação entre a ACG e o Estado de Minas Gerais serão identificadas e endereçadas num futuro próximo”, disse.

A diretora-presidente da Agência de Promoções de Investimentos do Estado (Indi), Cristiane Serpa, acompanha o processo de instalação da empresa em Minas desde 2012, quando foi assinado o primeiro protocolo de intenções entre o governo e a ACG. Segundo ela, o grupo tem expressão mundial e a escolha representa potencial de atração financeira e de empregos para o Estado.

"É um tipo de indústria que tem relevância em trazer novos negócios para o município e acrescentar um número considerável de empregos indiretos. A gente vem acompanhado o empreendimento desde 2012 e estamos buscando trazer uma nova linha já em decorrência desse momento de inauguração. Isso mostra que Minas vem sendo um destino estratégico para investimentos no setor de fármacos", pontuou. Ainda de acordo com a diretora-presidente, a relação diplomática com o consulado indiano reforça Minas como um "destino para empresas indianas se estabelecerem".

A instalação de novas fábricas em Minas Gerais e a atração de investimentos é um dos objetivos da gestão Romeu Zema para movimentar a economia e gerar novos empregos. 

Nesse processo de implementação da ACG, o governo mineiro indicou a necessidade de a empresa utilizar, preferencialmente, fornecedores e prestadores de serviços, inclusive empresas do setor de comunicações e de projeto de engenharia e de construção civil, sediados em Minas Gerais, como uma forma de incentivar a economia regional.

 

História

Em 1961, na Índia, a Group Associated Capsule iniciou as suas atividades como fabricante de diversas linhas de produtos para a indústria farmacêutica, como cápsulas, embalagens e equipamentos de produção, principalmente para granulação, enchimento, revestimento e embalagem de medicamentos. A empresa também fornece serviços e soluções de alta tecnologia para a indústria farmacêutica.

O grupo farmacêutico tem atuação em mais de 100 países. A fábrica mineira atenderá demandas de toda a América Latina e países vizinhos.