Equipe de governo visita Unimontes
Publicado: 11/03/2015 14:52 | Atualizado: 24/03/2015 15:27
Reunião Unimontes Reunião Unimontes

Com o objetivo de ampliar a relação entre a Secretaria e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), o subsecretário de Ensino Superior da Sectes, Márcio Rosa Portes, e o assessor de Relações Institucionais, José Pedro Cordeiro, estiveram no dia 02 de março em Montes Claros. Eles se reuniram com integrantes da gestão da Unimontes, entre eles o reitor, professor João dos Reis Canela, e o vice, professor Antônio Alvimar Souza. Mais cedo, os dois visitaram o campus-sede, a estrutura do Centro de Educação a Distância (CEAD) e o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF).

Márcio Portes destacou que a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior prioriza os eixos: ensino e inovação, além de investir maciçamente na educação profissional e nos cursos a distância, fortalecendo o Programa Uaitec, dentro de meta estabelecida pelo governador Fernando Pimentel. Desta forma, frisou que a Sectes pretende envolver a Unimontes e a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) na implementação das políticas públicas.

“A proposta é para que as duas universidades e demais órgãos vinculados à Secretaria articulem a troca de conhecimentos, a fim de aprimorar as políticas implementadas pelo Governo do Estado”, afirmou. Ainda durante a visita, o subsecretário de Ensino Superior e o assessor de Relações Institucionais da Sectes conheceram o campus-sede, a estrutura do Centro de Educação a Distância (CEAD) e o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF). Ainda pela manhã, estiveram na solenidade oficial de recepção aos novos calouros da Universidade – abertura da Unicalourada.

Reunião temática

Durante o encontro também foram apresentadas as principais demandas da Universidade nas áreas de ensino, planejamento e gestão, pesquisa, pós-graduação e extensão. As ações foram abordadas pelos pró-reitores João Felício Rodrigues Neto (Ensino), Roney Versiane Sindeaux (Planejamento e Gestão), Rômulo Soares Barbosa (Pesquisa), Hercílio Martelli Junior (Pós-Graduação) e Jussara Maria Carvalho Guimarães (Extensão). Os pró-reitores apresentaram ainda sugestões de propostas que podem ser desenvolvidas para incrementar o trabalho de fomento ao desenvolvimento regional. Márcio Portes anunciou que a Sectes vai promover um encontro temático com os pró-reitores da Unimontes, a fim de discutir não somente as demandas, mas também os projetos de cada área da universidade. A data da reunião ainda será marcada.

CECS

As ações desenvolvidas pelo Centro de Estudos de Convivência com o Semiárido (CECS), sediado na Unimontes, também foram destacadas. O professor Expedito José Ferreira, coordenador do Centro de Estudos, detalhou a importância da unidade dentro da pesquisa e da inovação. Um encontro será agendado com a subsecretária de inovação a fim de desenvolver ações conjuntas para a convivência com a seca.