Minas participa de programa europeu sobre desenvolvimento urbano sustentável
Publicado: 13/06/2019 14:33 | Atualizado: 13/06/2019 19:11

Um mapeamento realizado pela União Europeia para identificar as regiões com potencial sobre inovação para o desenvolvimento local e regional, com vistas ao estabelecimento de projetos conjuntos de cooperação, fez com que Minas Gerais fosse convidada a participar da IUC - International Urban Cooperation. A ação, realizada pela União Europeia, conecta cidades e regiões de diferentes partes do mundo para compartilharem soluções para problemas em comum em relação ao desenvolvimento urbano sustentável.

Entre os dias 24 e 28 de junho, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) receberá uma comitiva da Silésia (região da Polônia) para dar continuidade ao trabalho iniciado no mês passado entre os dois governos. Há duas semanas, o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Juliano Pinto, e a assessora-chefe da APNI, Maria Bueno, estiveram na região para iniciar a missão e dar desdobramento ao programa. Da mesma forma que aconteceu na Europa, a comitiva, composta por representantes de instituições da voivodia da Silésia, visitará as principais referências de ciência, tecnologia e inovação do estado.

“Minas Gerais tem potencial e está sabendo aproveitar estas parcerias internacionais para mostrar nossas oportunidades e tudo aquilo que nos coloca como referência em tecnologia, inovação e cooperação internacional”, garante Maria Bueno, afirmando acreditar que o estado tem oportunidade de criar alternativas para além da crise ao potencializar o desenvolvimento econômico da região.

 

Sedectes visita ecossistema de inovação da Holanda

A convite do governo holandês, o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Victor Becho e a assessora-chefe da APNI, Maria Bueno, participaram como única delegação brasileira da The Next Web Conference, em Amsterdam. Na ocasião da visita à Holanda, foram convidados para conhecerem o ecossistema da região e prospectarem ações e iniciativas de cooperação técnica em matéria de inovação e empreendedorismo.

A comitiva da Sedectes visitou o Parque Tecnológico da Universidade de Amsterdam, o Programa de Pesquisa IXA (Innovation Exchange Amsterdam) e o StartupAmsterdam, dentre outros.

Na sequência, a comitiva foi convidada a visitar consulado-geral do Brasil em Amsterdam e também a Embaixada do Brasil na Haia. Como desdobramento da apresentação da estratégia do Estado para o desenvolvimento econômico, a embaixadora Regina Dunlop convidou Minas Gerais para ser o tema do Brazil Network Day, que acontecerá em outubro.

A delegação também prospectou parcerias com outros órgãos de empreendedorismo e inovação holandeses. Entre os dias 9 e 10 de maio, os dois representantes compunham a única delegação brasileira a participar do StartupCity Summit, fórum global de discussão de boas práticas de políticas públicas voltadas ao ecossistema de startups. Em razão desta aproximação e com parceria do Escritório Holandês de Apoio aos Negócios (NBSO-Brasil), dentre as iniciativas a serem desenvolvidas está a realização da primeira edição do StartupCity Summit Minas Gerais (em outubro deste ano) e a segunda edição do StartupCity Summit Latin América (no próximo ano).

Todas as ações são financiadas pela União Europeia, perseguindo metas ambiciosas e com a intenção de tornar as parcerias duradouras.