Artesãos mineiros expõem em feiras de São Paulo e vendem mais de R$300 mil
Apoiados pela Sede e Sebrae, artesãos comercializaram utilitários domésticos, peças decorativas e artigos religiosos.
Publicado: 22/08/2019 15:52 | Atualizado: 27/08/2019 11:21
Divulgação / Sede Divulgação / Sede

Dezenove grupos de artesãos mineiros, apoiados pelo Sebrae Minas e em parceria com Governo de Minas Gerais, por meio da Diretoria de Artesanato da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, exibiram e comercializam peças artesanais em duas importantes feiras do segmento de decoração da capital paulista: ABCasa Fair e Home e Gift. Juntos, os eventos, realizados entre os dias 14 e 20 de agosto, reuniram mais de 100 mil compradores entre lojistas, arquitetos, decoradores, designers e paisagistas de todo o país. Os artesãos mineiros comercializaram R$ 301.460,00 em pedidos para serem concluídos as entregas antes das festividades do Natal nos dois eventos.

A feira semestral de negócios do setor, a ABCasa, que aconteceu entre os dias 16 e 20 agosto, é referência nacional em novos conceitos e tendências no mercado. No estande do Sebrae Minas foram expostos produtos como: miniaturas de papelão de comércios e vilas antigas, quadros bordados, releitura da arte sacra do barroco mineiro, paneleiros, bandejas, caixas organizadoras de madeira, linha de cama mesa e banho (todas bordadas a mão), peças decorativas e utilitários em cerâmica e esculturas e arranjo de flores em palha de milho.

Simone de Oliveira, de Carangola, foi uma das artesãs que participou do evento. A mineira utiliza filtros de café para produzir luminárias, uma maneira barata, lucrativa e ecologicamente correta de fazer artesanato. Para cada luminária de aproximadamente 40 centímetros, Simone gasta nove coadores, ferro, tela galvanizada e rami (fibra vegetal). Segundo ela, a coloração dos filtros depende do tipo de café coado. Pela qualidade do produto, a artesã já foi vencedora do Prêmio Top 100 de Artesanato, premiação promovida pelo Sebrae, que destaca as 100 melhores unidades produtivas do setor artesanal no Brasil.

Já na 39ª Home e Gift, realizada entre os dias 14 e 18 de agosto, 10 artesãos mineiros comercializaram, dentre outros itens, tapete, jogo americano, bonecas de pano, almofadas, sousplat, vasos e esculturas de metal, guirlanda, boneca de palha, adornos de arte sacra e frutas e divinos em madeira.

Ao todo, as duas feiras receberam obras das cidades de Uberaba, Muzambinho, Varginha, Santa Rita do Sapucaí, Prados, Barra Longa, Belo Horizonte, Carangola, Juiz de Fora, Cristina, Antônio Carlos e Tiradentes.