Secretaria de Desenvolvimento Econômico realiza mais uma edição do Startup City Summit
Objetivo é promover desenvolvimento de ecossistemas de inovação de Minas.
Publicado: 02/10/2019 17:18 | Atualizado: 12/11/2019 13:07
Foto: Matheus Fonseca / Sede Foto: Matheus Fonseca / Sede

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), por meio da Finit, realizou nessa terça-feira (1/10) o Startup City Summit Minas Gerais. O evento reuniu empreendedores e os principais líderes de instituições públicas e privadas para compartilhamento de boas práticas, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, durante o Inforuso 2019 - o mais tradicional evento de tecnologia da informação no estado, que aconteceu ontem e hoje.

O Startup City Summit é um espaço para compartilhar insights e discutir o papel atual e futuro de governos locais e instituições privadas na criação de ecossistemas de inovação. Para o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sede, Victor Becho, o Governo de Minas apoia iniciativas de troca de conhecimento por acreditar que experiências fortalecem o ecossistema. “Esta iniciativa conecta empresários experientes e jovens empreendedores para compartilhamento de ideias. Acreditamos que isto ajuda na mudança de economia do Estado”, explica Becho.

O evento, que integra a The Next Web Conference, que ocorre anualmente na Holanda, é reconhecido internacionalmente por promover a troca de boas práticas para o fomento do ecossistema de startups das cidades. É a segunda vez que o evento acontece fora da Holanda e as duas vezes foi em Belo Horizonte, onde acontecerá a edição América-Latina. O anúncio foi dado pelo representante da Embaixada da Holanda, Willem Moraal. No workshop, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer outros programas de aceleração do Brasil e do mundo, como da Espanha, apresentado por Maria del Pilar De Miguel Ortega, do Centro de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (CDTI | Brazil).

Além do enriquecimento de conhecimento dos participantes, os debates realizados no Startup City Summit formarão um plano de ação que será construído em conjunto. O relatório será divulgado ainda neste ano pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Retrato do Ecossistema Mineiro de Inovação e Empreendedorismo

Nesta quarta-feira (2/9), Victor Becho apresentou o Retrato do Ecossistema Mineiro de Inovação e Empreendedorismo – um diagnóstico feito com base numa pesquisa realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a empresa Troposlab Aceleradora. Cerca de 460 pessoas participaram do levantamento e responderam sobre propósito, visibilidade e articulação, performance, objetivos e estrutura.

Com os resultados, o Governo de Minas consegue avaliar o nível de desenvolvimento do ecossistema mineiro e levantar os principais insights desta pesquisa que serão utilizados nos programas do Estado, sendo um deles o Seed, considerado um dos maiores programas de aceleração de startups do país. “Temos muitos espaços para melhorar nosso ambiente de negócio e este levantamento faz com que conheçamos as necessidades do mercado e sejamos mais assertivos”, explica Becho.

Inforuso 2019

Promovido pela Sucesu Minas, o Inforuso teve como tema principal “O Humano Digital”. Os maiores especialistas do assunto colocaram Minas no centro do cenário tecnológico do país ao abordarem as relações humanas na Sociedade 5.0. Governo, empresários, programadores, entidades de classe, estudantes e os principais nomes do setor participaram de seminários e debates para troca de experiências e ampliação do networking. Ao todo, mais de 1.200 pessoas estiveram reunidas em cada dia do evento, uma oportunidade de fazer conexão com bons negócios. Renomados palestrantes e empresários do setor estiveram nesses dois dias como especialistas e interlocutores para a discussão dessa trajetória tecnológica e demais assuntos debatidos atualmente, que são de relevância ao ecossistema da tecnologia. Dentre os temas estão Inteligência Artificial, CyberTalking e IoT.