Microrregiões do Norte de Minas se reúnem, em Grão Mogol, para discutir integração
No seminário haverá apresentação da realidade econômica das microrregiões, seguida de palestras de especialistas sobre temas diversos.
Publicado: 11/11/2019 16:03
Foto: Eduardo Machado Foto: Eduardo Machado

O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), a Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas Gerais (Adenor), a Associação Comercial e Industrial de Montes Claros (ACI/MOC), o Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros (Codemc) e a União das Entidades de Montes Claros e Norte de Minas, promovem, dia 13 de novembro, em Grão Mogol, o I Seminário de Integração das Microrregiões do Norte de Minas Gerais.

O objetivo do seminário é apresentar o cenário econômico e produtivo de cada uma das microrregiões, destacando as principais atividades e cadeias produtivas, bem como compartilhar experiências e buscar sinergia na atuação de todas elas. São sete microrregiões: Bocaiuva, Janaúba, Januária, Grão Mogol, Montes Claros, Pirapora e Salinas, que integram 89 municípios do Norte de Minas.

O público do evento será composto por agências de desenvolvimento locais e regionais, gestores de entidades de classe de cidades-polo, do Sebrae MG, Idene, Sede e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Também estarão presentes prefeitos e vereadores dos municípios.

Principais temas do I Seminário

Na programação -- que se inicia às 9h, na Casa de Cultura de Grão Mogol, e se encerra às 14h da próxima quarta-feira (13) -- estão previstas palestras sobre Redes Colaborativas de Desenvolvimento Integrado, com a Fundação Dom Cabral, Energia Fotovoltaica, Fruticultura, Turismo no Norte de Minas e outros. “É de suma importância ouvir experiências de pessoas da nossa região, compartilhar conhecimento e opiniões para que juntos possamos agregar e fomentar o desenvolvimento das cadeias produtivas. Estamos animados e com grande expectativa para este, que será o primeiro de muitos encontros”, afirma a diretora regional do Idene, Márcia Versiani.

As inscrições para o I Seminário de Integração das Microrregiões dos interessados ainda podem ser realizadas pelos telefones (38) 98407-4137 / (38) 2101-3319.

Localização

Grão Mogol está localizado nos confins da Serra do Espinhaço, na região Norte, a 556 km de Belo Horizonte, e a 149 km de Montes Claros. A vegetação é de cerrado com verões úmidos e longos períodos secos de inverno. Localizada numa região de transição entre o semiárido e o cerrado, a cidade sofre muito com a estiagem e a secura dos fins de outono até o fim do primeiro mês de primavera.