Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios

Foto: Divulgação/Sede MG

O Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios é um programa que proporciona aos pequenos negócios: orientação qualificada em técnicas de vendas e potencialização de negócios, apresentação de produtos para compradores e rodadas de negócios com empresas âncoras e setores estratégicos da economia mineira.

Oriundo de uma experiência bem-sucedida da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, que, em 2016, durante os trabalhos do Fórum Permanente Mineiro das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – FOPEMIMPE, criou o Circuito Mineiro de Compras Sociais – CMCS em parceria com a Associação Mineira de Supermercados (AMIS) e com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae. Destaca-se o grande legado do CMCS, ao todo, foram realizadas 22 edições que aproximaram os pequenos produtores locais das redes supermercadistas e panificação de Minas Gerais, atendendo mais de 800 pequenos empreendimentos, que tiveram a oportunidade real de realizar novos negócios.

Em 2019, todas as edições do Circuito contaram com público recorde, o que favoreceu a diversificação de produtos ofertados pelos empreendedores e maior geração de renda e emprego para os mineiros. Houve também a ampliação da ação, com a inclusão de edições na região do Vale do Mucuri e do Vale do Jequitinhonha, contando com grande apoio do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais – IDENE. Por isso, com resultados comprovados e com a presença de novos parceiros na ação, o Circuito foi repensado, de forma a ampliar a ação para outros setores, além do supermercadista.

O Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios tem como pilar e principal objetivo apoiar os pequenos produtores ao aproximá-los de empresas âncoras e setores estratégicos da economia mineira a realização de novos negócios, contribuindo, assim, para o fortalecimento dos pequenos empreendedores e do desenvolvimento econômico de Minas Gerais.