Promoção de Exportações

A atuação da Diretoria de Promoção de Exportações (Dipex) está contida no escopo do programa governamental “Minas + Gerais”. A unidade é responsável por executar as ações relativas a promoção do comércio exterior de Minas Gerais e tem como objetivo apoiar o incremento do comércio internacional do estado por meio do fortalecimento de suas exportações.

A Dipex oferece três serviços para consecução deste objetivo. Estes produtos se inserem no âmbito de duas etapas do processo de internacionalização: inteligência comercial e prospecção de mercados.

  1. Projetos de Inserção Internacional das Regiões Produtivas

O objetivo deste serviço é mapear a atual inserção internacional dos setores produtivos de Minas Gerais e identificar potenciais parceiros comerciais para a exportação dos seus respectivos produtos.

Este serviço é iniciado a partir do contato de uma instituição representativa ou instância de governança de um setor (sindicato, associação, cooperativa, etc.) com a Diretoria de Promoção de Exportações. Este momento é pautado pela escuta sobre as questões que vêm afetando suas atividades no tocante ao processo de internacionalização.

Compreendido os desafios que vêm permeando as atividades, a Dipex confecciona o “Estudo de Inserção Internacional” que tem em seu escopo um diagnóstico da atividade econômica do setor, sua atual inserção internacional, uma análise do comércio internacional mundial do referido produto e a identificação de destinos não óbvios para as exportações do produto em questão a partir de algumas premissas.

Alguns dos projetos desenvolvidos até o momento pela Diretoria de Promoção de Exportações foram com os polos: pirotécnico de Santo Antonio do Monte, apicultor de Bocaiúva e têxtil de Monte Sião.

  1. Identificação de Oportunidades Internacionais

O objetivo deste serviço é identificar mercados estratégicos em regiões específicas do mundo que sejam oportunas para a inserção de produtos mineiros. São feitos mapeamentos contínuos de potencialidades para exportações mineiras de modo a criar um panorama de oportunidades comerciais internacionais para os produtores mineiros e conectá-los com possíveis parceiros.

Alguns dos produtos entregues até o momento pela Diretoria de Promoção de Exportações foram referentes: ao Acordo entre Mercosul – União Europeia, Oportunidades Comerciais na Região do Levante, na Península Arábica e Angola.

  1. Acompanhamento Qualificado de Exportações

O objetivo desta ação é articular os diversos serviços e instituições de Minas Gerais que trabalham no escopo de ampliar a presença internacional dos produtos mineiros. Isso se dá a partir do acompanhamento e apoio aos processos de exportação dos setores produtivos e de iniciativas de fomento ao comércio internacional do estado empreendidas por instituições públicas e privadas.

Com este direcionamento, a Dipex confeccionou os seguintes documentos:

Guia sobre Consórcios de Exportação: que contém informações sobre o que é um consórcio de exportação, quais os tipos existentes, quais as vantagens de sua constituição, os desafios colocados para sua gestão, as fases para sua constituição (pré-formação, constituição, manutenção e procedimentos fiscais), assim como constam modelos de contratos de consórcio, estatuto e ata de assembleia geral;

Guia de Serviços de Apoio ao Comércio Internacional de Minas Gerais: estão mapeados os serviços relativos ao comércio internacional de Minas Gerais de forma a garantir o encaminhamento dos produtores atendidos a serviços complementares aos prestados pela diretoria. Foram organizados os serviços oferecidos por instituições públicas e privadas, gratuitos e pagos, no que concerne ao processo de internacionalização.

Assim como, para manutenção de interlocução com outras instituições a Dipex participa do Conselho de Relações Internacionais da Associação Comercial de Minas Gerais e do Comitê Estadual do Plano Nacional da Cultura Exportadora de Minas Gerais.