Atração de Investimentos e Diversificação Econômica

Foto: Divulgação/Sede MG

A Diretoria de Atração de Investimentos e Diversificação Econômica (DINV) está ligada à Superintendência de Atração de Investimentos e Estímulo à Exportação. A DINV atua com o objetivo de promover a coordenação e a execução das atividades de atração de investimentos para o território mineiro e de internacionalização dos negócios. Ainda, busca propor, implementar, coordenar e avaliar a execução de políticas de desenvolvimento da economia mineira para o fortalecimento das cadeias produtivas regionais e de arranjos produtivos locais (APLs) visando à diversificação econômica.

Em um dos pilares da diretoria está a Atração de Investimentos. Neste, desenvolve-se a ação do Conexão Ásia, visando o estreitamento de relações entre Minas Gerais e os países do continente asiático, tendo como referência a transferência de tecnologias e acesso a investimentos produtivos. Também integra o escopo de atuação da diretoria a ação de Atração de Capital Empreendedor, que busca ampliar e diversificar o acesso a investimentos produtivos e a fundos setoriais de financiamento em condições vantajosas.

No pilar que visa a Diversificação Econômica, a ação Integração das Cadeias Produtivas Mineiras, em uma de suas atuações, realiza a certificação de APLs ligados à inovação, tecnologia e economia criativa. Os APLs têm um papel especial no desenvolvimento econômico municipal, já que reúnem um aglomerado de empresas ligadas à uma cadeia produtiva em específico. Na prática, eles têm o objetivo de fortalecer a economia local, e sua governança tem a capacidade de fortalecer o poder de compras na região, compartilhamento de recursos, ter maior força para realização de pesquisas tecnológicas para melhoria de produtos e processos, além de maior articulação com governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.

Outras interfaces da DINV incluem ações que visam discutir, formular e coordenar as políticas públicas estaduais de atração de investimentos para o estado, bem como o estímulo, fomento e apoio às atividades da iniciativa privada com vistas ao mesmo objetivo. Além disso, opera em articulação com órgãos e entidades atuantes nessas atividades, promovendo, fomentando e apoiando a realização de eventos de interesse da economia do Estado, no país e no exterior. Já no âmbito da diversificação econômica, atua na discussão, formulação, coordenação e supervisão da execução das políticas estaduais do setor,  desenvolvendo as cadeias produtivas e APLs que estiverem relacionados a tecnologias de ponta, economia criativa, pesquisa e desenvolvimento e indústria de alto valor agregado, assim como aqueles integrados aos ecossistemas de inovação, em articulação com a Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Da mesma forma, trabalha no apoio e consolidação das cadeias produtivas, mediante cooperação mútua com instituições de ciência, tecnologia e inovação, de apoio, de prestação de serviços, além de órgãos e entidades afins, visando potencializar oportunidades de crescimento da economia mineira.