O que é energia solar fotovoltaica?
Antes de responder a essa pergunta, é preciso deixar claro o conceito de energia. Energia pode ser definida como a capacidade de realizar trabalho, ou seja, a possibilidade de transformar. A energia possibilita que o mundo se mova, pessoas caminhem, dirijam, cozinhem... Em síntese: tudo envolve energia.
A energia pode ser captada de diferentes fontes. A energia solar é gerada pelo sol. No entanto, a energia solar não é essencialmente fotovoltaica. Para se obter energia fotovoltaica, a energia luminosa do sol é captada por painéis fotovoltaicos e transformada em energia elétrica. Enfim, a energia solar fotovoltaica é a energia elétrica resultante desse processo.
Por que adotar o consumo de energia fotovoltaica?
A energia fotovoltaica é considerada uma das mais sustentáveis, justamente porque sua fonte é a própria radiação solar. Ou seja, sua produção não depende da exploração de recursos naturais. Os impactos ambientais são mínimos em comparação a outras fontes.
Minas Gerais tem os menores paybacks de investimento em sistemas fotovoltaicos. O payback para sistema residencial chega a ser menor do que 4 anos.
Além disso, existem empresas que oferecem serviços de assinatura de energia fotovoltaica e garantem o desconto de até 15% da conta de energia mensal.
Engana-se quem pensa que adotar energia fotovoltaica dá trabalho. A instalação e manutenção de sistemas residenciais é extremamente simples. Porém, se você não quiser fazer nem isso, a assinatura de energia fotovoltaica pode ser feita em apenas alguns cliques pela internet. Basta dar um google nas empresas que oferecem esse serviço na sua localidade.
Fontes finitas de energia como os combustíveis fósseis devem acabar, mas não o sol. O sol, que garante a vida na terra, está em todo lugar. Por isso, o mundo inteiro está buscando, cada vez mais, utilizar energia limpa no lugar de fontes não renováveis.
Adotar energia fotovoltaica é ser um consumidor responsável. O consumo conspícuo e inconsequente está perdendo espaço. Empresas, governos e consumidores estão reconhecendo o impacto de suas ações no meio ambiente e buscando estratégias para mitigá-lo. O futuro depende da gente e o futuro é de todos nós.