Inscrições abertas para o Desafio Nacional Granioter
O programa de pré-aceleração na área de materiais avançados e minerais estratégicos visa fomentar o desenvolvimento de novas soluções por meio de uma abordagem colaborativa
Publicado: 02/05/2024 16:06
Crédito: Projeto Granioter / Divulgação Crédito: Projeto Granioter / Divulgação

O Desafio Nacional Granioter,  programa de pré-aceleração voltado para projetos de base tecnológica nas áreas de materiais avançados e minerais estratégicos, está com  inscrições abertas até o dia 20 de maio de 2024, por meio do formulário eletrônico disponível na página do Granioter.

O objetivo do programa, que é parte do projeto estratégico “Granioter-MCTI” do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), é fomentar o desenvolvimento de novas soluções por meio de uma abordagem colaborativa, conectando empreendedores, pesquisadores e profissionais do ecossistema de inovação tecnológica.

Apoio

O projeto Granioter — sediado no Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), em Belo Horizonte — participou da chamada Fapemig nº 02/2022 - Programa de Apoio a Instalações Multiusuários da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), e recebeu quase R$ 2 milhões de recursos para sua estruturação.

Os Sistemas Multiusuários são equipamentos e/ou infraestruturas de pesquisa que possibilitam uso compartilhado, vinculados a Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs). O programa de apoio da Fapemig com foco nesses sistemas tem como objetivo apoiar o seu funcionamento e/ou induzir o seu compartilhamento para beneficiar as pesquisas que estão sendo desenvolvidas na instituição proponente.

Desafio Nacional Granioter

O foco do Desafio Nacional Granioter-MCTI é em projetos que estão em fase intermediária do Nível de Maturidade Tecnológica (TRL, na sigla em inglês), entre TRL 3 e 6.

“Os participantes selecionados terão acesso a recursos, mentorias, networking e apoio para o desenvolvimento de seus negócios. Nosso objetivo é impulsionar o avanço científico e novas soluções tecnológicas aliadas ao desenvolvimento sustentável do setor industrial brasileiro”, explica o Dr. Maximiliano Martins, coordenador do projeto Granioter-MCTI.

As equipes que se destacarem terão a oportunidade de integrar o portfólio de projetos do Granioter-MCTI, com acesso à infraestrutura de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I), além de visibilidade em eventos e mentoria especializada em escalonamento por meio do Escalab, centro reconhecido no ecossistema de inovação.

Com duração de 6 meses, o programa vai avaliar a viabilidade dos modelos de negócios dos projetos selecionados, assim como a originalidade das propostas, oferecendo capacitação às equipes e promovendo o desenvolvimento das tecnologias. Dividido em três etapas, o programa será finalizado em dezembro, no evento Granioter Meeting 2024.