Grupo irlandês anuncia fábrica de embalagens de alumínio e vidro em Juiz de Fora, na Zona da Mata
Novo empreendimento da Ardagh no estado, que se consolida como polo cervejeiro, deve gerar 600 empregos diretos
Publicado: 25/05/2022 14:17 | Atualizado: 03/10/2022 21:07
Foto: Cristiano Machado / Imprensa MG Foto: Cristiano Machado / Imprensa MG

O governador Romeu Zema participou, na manhã desta quarta-feira (25/5), em Juiz de Fora, na Zona da Mata, da cerimônia de anúncio de mais um importante empreendimento em Minas Gerais. Dessa vez, o grupo irlandês Ardagh, líder na produção de embalagens de alumínio e vidro no mundo, vai implantar uma indústria na cidade para a produção de latas. A instalação da unidade deve gerar cerca de 600 empregos diretos no município.

O governador celebrou a instalação da fábrica, que trará impacto positivo para a economia do estado e para a cidade de Juiz de Fora. “A atração desse investimento está dentro do contexto que defendemos, que é dar oportunidade de trabalho e esperança para as pessoas. A Ardagh é uma empresa multinacional que atua em vários países do mundo e que passará a fabricar aqui embalagens destinadas à indústria de bebidas, que são latas de alumínio e, em breve, garrafas de vidro. Isso faz com que Minas esteja se transformando em um dos principais polos cervejeiros do país”, destacou.

O CEO da Ardagh Metal Packaging (AMP) Brasil, Jorge Bannitz, explicou que a cidade tem uma localização privilegiada, além da estrutura necessária para a instalação e ampliação de novas fábricas no futuro, com grande capacidade de produção.

“Nesta primeira fase, a fábrica de latas receberá duas linhas de produção podendo atingir a capacidade de três bilhões de latas de alumínio por ano. Para dar uma ideia de grandeza, nesses três bilhões de latas poderíamos colocar um bilhão de litros de cerveja. Já a nossa fábrica de embalagens de vidro contará com dois fornos na sua primeira fase. Esses dois empreendimentos serão capazes de gerar mais de 600 empregos diretos, um número ainda maior de empregos indiretos e inúmeras oportunidades de negócios aqui em Juiz de Fora e em todo o estado de Minas Gerais”, ressaltou o CEO.

Atração de investimento

O empreendimento que será instalado em Juiz de Fora é fruto da política de atração de investimentos do sistema econômico do Governo de Minas. A fábrica terá implantação iniciada ainda este ano, com previsão da operação começar até 2024. Ainda existe também a possibilidade do grupo Ardagh aumentar seus investimentos na cidade para a implantação da primeira unidade fabril de embalagens de vidro para bebidas da companhia.

A unidade a ser anunciada está desenhada para produzir mais de 200 mil toneladas de vidro ao ano, operando com dois fornos. O investimento, no entanto, ainda não foi revelado por Jorge Bannitz. Se concretizado, esta seria uma das maiores indústrias do setor no mundo.

Desburocratização

Na concepção do secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, a vinda de novos negócios e a expansão de empresas já instaladas no estado são a prova de que os esforços do Governo de Minas para desburocratizar e facilitar a vida dos empreendedores estão dando resultados na prática.

“O interesse do Grupo Ardagh em instalar unidades industriais para produção de latas de alumínio e embalagens de vidro em Juiz de Fora é a comprovação de que, em Minas Gerais, existe a consolidação de um ambiente de negócios com segurança jurídica e desburocratizado, favorável para que empresas se instalem no estado e, para que empreendimentos aqui instaladas possam ter segurança jurídica não apenas para manter as atividades, mas também para ampliá-las”, frisa o secretário.

Recorde histórico

Minas Gerais avança no cenário de crescimento econômico, sendo o estado onde mais se empreende no Brasil. Os avanços nas políticas públicas criadas pelo Governo de Minas simplificam a vida de quem gera emprego e renda por meio da criação de um ambiente amigável para o empreendedor, fomentando negócios e alavancando o crescimento econômico nos municípios mineiros.

Isso pode ser constatado em números. As políticas do sistema econômico contabilizam R$ 226,6 bilhões em atração de investimentos desde o início da atual gestão, em 2019, até agora. O recorde histórico se refere a 355 projetos (de implantação e/ou expansão de negócios) prospectados até o momento e contribui para a oportunidade de criação de mais de 116 mil empregos diretos.

Minas na liderança

Líder no ranking nacional de negócios dispensados de alvarás, Minas encabeça a lista de estados com 701 atividades de baixo risco contempladas. Outros 561 normativos foram revogados pelo Estado. As ações estão previstas no programa Minas Livre para Crescer (MLPC), que busca uma legislação mais amigável para empreendedores de todos os portes.

Ao todo, 227 municípios de várias regiões de Minas Gerais aderiram às diretrizes do Decreto Estadual de Liberdade Econômica, formalizando a publicação de normativos municipais que estabelecem uma série de ações que potencializam o desenvolvimento econômico.

O expressivo número de prefeituras que foram orientadas a adotarem uma legislação mais amigável para empreendedores de todos os portes desponta no cenário nacional e revela a diversificação e o potencial de empresas que escolheram Minas Gerais para investir ou ampliar negócios, evidenciando o ciclo virtuoso que se instalou no estado.

Invest Minas

Além de atrair novos investimentos e ajudar negócios mineiros a crescerem, o Governo de Minas também possibilita a continuidade de players importantes no estado. Nesse sentido, a atuação da Invest Minas é fundamental na realização de estratégias que levam em conta conhecimento de mercado e identificação de oportunidades, realizando ainda levantamento de quais setores econômicos estão em expansão, contemplando plantas novas e operações inéditas.

Para o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, “o investimento da Ardagh em Juiz de Fora marca a retomada do protagonismo econômico da Zona da Mata Mineira, região pioneira no desenvolvimento industrial de Minas e que vai reassumir seu papel de destaque”.

Incentivos

De acordo com a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), o tratamento tributário setorial (TTS) concedido às indústrias de embalagens de alumínio e vidro tem sido fundamental para a atração de investimentos nesses setores.

"Com a Ardagh, o estado passa a ter mais uma multinacional desse setor em seu território para a fabricação de embalagens de alumínio e vidros, principalmente voltado às indústrias de bebidas, promovendo importante adensamento da cadeia produtiva local. Foram muitas as reuniões da equipe técnica da SEF com os representantes da empresa, culminando nesse importante investimento para Minas Gerais", disse o subsecretário da Receita Estadual, Osvaldo Scavazza.

Além dos diferimentos do ICMS nas entradas de insumos e também nas vendas dos produtos industrializados, a SEF disponibiliza o crédito presumido do imposto, por opção do interessado, mediante regime especial de tributação. Os incentivos alcançam operações internas e interestaduais, bem como a importação de mercadorias para revenda.

Ardagh Group

A Ardagh Group é líder na produção de embalagens de alumínio e vidro no mundo, produzindo embalagens para marcas líderes globais. Fundado em 1932 como Irish Glass Bottle Company, em Dublin, o grupo irlandês, com sede em Luxemburgo, teve receita da ordem de US$ 10 bilhões no ano passado. No todo, diz em seu site que opera 65 unidades fabris em 16 países, empregando 20 mil pessoas em seus negócios. Hoje, o grupo possui fábricas em diferentes localidades da Europa e nas Américas.

No Brasil, o grupo Ardagh chegou, em 2016, e conta com o escritório matriz localizado na cidade de São Paulo. Atualmente, existem três fábricas no país: duas são de fabricação de latas para bebidas, em Jacareí, interior de São Paulo, e outra em Alagoinhas, na Bahia; e, em Manaus, no Amazonas, onde fica a planta de tampas, inaugurada em 2018, e que representa um dos maiores investimentos da Ardagh no mundo.