Governador se reúne com líderes empresariais de 80 cidades mineiras
Presidentes da Federaminas estiveram em BH para encontro anual
Publicado: 03/06/2022 12:35 | Atualizado: 03/10/2022 21:07
Foto: Bruna Fontes / Sede, Foto: Bruna Fontes / Sede,

O governador Romeu Zema esteve com representantes de associações comerciais, nesta quinta-feira (2/6), em Belo Horizonte, para falar sobre ações para o desenvolvimento econômico do estado.

O chefe do Executivo mineiro participou do Encontro de Presidentes 2022 da Federação das Associações Comerciais, Industriais, Agropecuárias e de Serviços do Estado de Minas Gerais (Federaminas), entidade criada em 1954 e que engloba 300 associações comerciais dos quatro principais setores da economia mineira. O evento reuniu líderes empresariais de mais de 80 cidades.

O presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues da Silva, fez perguntas elaboradas por seus associados ao governador, como a demanda por melhorias nas estradas que cortam o estado. Zema destacou o lançamento do programa Provias. “Estamos fazendo o maior investimento nas estradas dos últimos dez anos, porque durante esse período o que Minas Gerais ficava fazendo era operação tapa buraco”.

Ao lado do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, Zema destacou que o programa está em sua primeira etapa, dedicada aos trechos mais críticos, mas que pretende estender tais melhorias para toda a malha viária do estado.

Impostos e recuperação fiscal

O governador também foi questionado a respeito de dois tópicos de interesses dos representantes das associações comerciais: a diferença de alíquotas de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) entre as unidades federativas (Difal) e o Regime de Recuperação Fiscal.

Ele pontuou que, conforme anunciado no mês passado, o governo vai apresentar a proposta de um novo regulamento do ICMS ainda este ano, como forma de desburocratizar e simplificar o imposto, que teve sua última revisão em 2002 no estado. Zema convidou a Federaminas a participar da elaboração do documento, lembrando a proximidade da gestão com outras entidades para a construção de políticas públicas, como a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg).

Diálogo

Para o presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues da Silva, o evento foi uma oportunidade de aprimorar a parceria do setor com o governo. “Esse encontro foi um alinhamento para a continuidade do desenvolvimento econômico do estado, que passa pelas nossas associações e nosso setor”, enalteceu.

O governador destacou ainda, durante a conversa com os representantes das associações de empresários, que desde 2019 o governo já atraiu mais de R$ 230 bilhões em investimentos, valor bastante superior à meta para os quatros anos de gestão, que era de R$ 150 bilhões.