Codemge, vinculada da Sede, finaliza venda de ações da CBL
Acionistas controladores da CBL exercem direito de preferência e adquirem parte detida pela Codemge
Publicado: 04/10/2022 14:54 | Atualizado: 13/10/2022 15:24

A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais - Codemge, vinculada a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), e os acionistas controladores da Companhia Brasileira de Lítio (CBL) formalizam na última sexta-feira (30/9) a compra das ações da empresa (33,33%) detidas pela Codemge. A assinatura do livro de ações que transfere a titularidade foi realizada no escritório da CBL, em São Paulo.

Os acionistas controladores manifestaram a intenção de exercer o direito de preferência para aquisição das ações após a conclusão do procedimento competitivo realizado pela Codemge, em julho deste ano. A manifestação é prevista no acordo de acionistas. A operação foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) em 14 de setembro.

Procedimento competitivo

Durante o trâmite de venda de sua participação acionária na CBL, a Codemge recebeu duas propostas do mercado. A vencedora ofereceu um lance de R$125/ação, totalizando a quantia de R $208 milhões.

Ao exercer o direito de preferência, os acionistas controladores da CBL adquiriram a participação nas mesmas condições da proposta selecionada. A alienação das ações da CBL faz parte das iniciativas do Programa de Gestão de Portfólio da Codemge, que reavalia a carteira de ativos da Companhia, visando à maior eficiência, à economicidade e ao retorno para Minas Gerais.

Política de Desestatização

Ações como essa fazem parte do Programa Mineiro de Desestatização, criado em 2019, com a publicação da Lei/Decreto 4.766/2019. Tem como objetivo reordenar a posição estratégica do Estado na economia, concentrar sua atuação em atividades de relevante interesse coletivo, além de transferir à iniciativa privada atividades que podem ser melhor exploradas pelo setor privado.  

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas, Fernando Passalio, a venda foi feita de forma célere e transparente, seguindo as premissas básicas da gestão pública e do Programa Mineiro de Desestatização. Esse processo “evidenciou o interesse ininterrupto do Governo de Minas pelo bem público, contribuindo com a eficiência econômica e visando a reestruturação do setor público, bem como a busca do equilíbrio fiscal”. 

Companhia Brasileira de Lítio

CBL - Única produtora integrada (mineração, beneficiamento e compostos químicos) de produtos de lítio fora da China, produz principalmente concentrado de espodumênio (mineral fonte de lítio), carbonato de lítio e hidróxido de lítio.  Possui unidade de mineração em Araçuaí/MG e planta de processamento químico em Divisa Alegre/MG, no Vale do Jequitinhonha. Os produtos de lítio da CBL são aplicados em diversas indústrias, como a de baterias, fármacos, graxas lubrificantes, metalurgia e cerâmica, entre outras.