Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, por meio da Gasmig, lança o ‘Gasoduto Centro-Oeste’
Projeto, viabilizado pela Sede, vai atender as necessidades de oito municípios que, somados, representam 10% do PIB do estado;
Publicado: 07/10/2022 12:29 | Atualizado: 13/10/2022 15:23

Em acordo com a atribuição legal da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) em regular o serviço de distribuição de gás canalizado em Minas Gerais, e considerando a segunda revisão tarifária periódica da Gasmig (finalizada no primeiro semestre deste ano), foi aprovada o plano de investimentos da concessionária, que possibilitará a viabilização do Gasoduto Centro-Oeste.

O projeto, essencial para o desenvolvimento de diversas regiões de Minas, é uma iniciativa que visa beneficiar as cidades de Betim, Sarzedo, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Juatuba, Mateus Leme, Itaúna e Divinópolis que, juntas, representam 10% do PIB de Minas Gerais. 

O Gasoduto Centro-Oeste vai atender a demanda por gás natural destas cidades e, com isso, favorecer de forma direta e indireta os segmentos industrial, comercial, veicular e residencial. Esse arrojo vai proporcionar para as cidades e seu entorno, maior possibilidade de crescimento, com amplificação da geração de empregos em setores variados e renda. 

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, a ampliação da rede de gás natural da Gasmig vai proporcionar ainda mais segurança, praticidade e economia para as cidades e, consequentemente, para os cidadãos. “São mais de 300 Km de gasodutos que serão motores do desenvolvimento regional, além do engrandecimento da geração de emprego e renda, que é tudo pelo qual trabalhamos diuturnamente”, conclui. 

 

Investimentos do Gasoduto Centro-Oeste

O início das obras está previsto para o 2º semestre de 2023 com duração de 24 meses e prevê a geração de 15 mil novos empregos. Além disso, a  criação do Gasoduto Centro-Oeste, significa um investimento de R$ 780 milhões de reais para a região e ampliação de cerca de 300 KM de rede atual da Gasmig. Ao todo, estima-se que cerca de 1 milhão de cidadãos, ou seja, cerca de 5% da população total do estado, serão beneficiados pelo projeto. 


Distribuição de Gás Natural pela Gasmig 

A Gasmig possui atualmente uma rede com 1.479 km de extensão que atende a aproximadamente 75 mil clientes em 43 municípios nas regiões Metropolitana de BH, Sul de Minas, Zona da Mata, Vale do Rio Doce e Campos das Vertentes, que correspondem aos principais polos industriais de Minas Gerais. São distribuídos diariamente mais de 2 milhões de m³ de gás natural. Atualmente, a rede de distribuição atende a municípios que concentram mais de 50% da produção industrial do estado.