Invest Minas recebe prêmio nos EUA por evitar fechamento de indústria em Ouro Preto
Atuação da agência ajudou a impedir a perda de 600 empregos e foi destacada por uma das maiores instituições de desenvolvimento no mundo
Publicado: 13/10/2022 12:11 | Atualizado: 25/10/2022 19:13
Foto: Divulgação / Invest Minas Foto: Divulgação / Invest Minas

A Invest Minas, agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, recebeu, em setembro, um prêmio da International Economic Development Council (IEDC), a maior instituição de apoio à organizações de desenvolvimento regional no mundo, com quase 5.000 membros, por sua atuação no intuito de manter uma empresa de alumínio em funcionamento na cidade de Ouro Preto, região Central e salvar cerca de 600 empregos. A conquista consolida a Invest Minas como referência mundial na atração de investimentos e do desenvolvimento sustentável.

O anúncio dos ganhadores foi realizado na cidade de Oklahoma City (EUA), durante a convenção anual do IEDC. A Invest Minas recebeu o prêmio prata na categoria Retenção de Negócios e Iniciativas de Retenção e Expansão de Negócios (Business Retention and Expansion Initiatives) com o case da empresa Hindalco.

De acordo com o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, esse prêmio reflete a busca do Governo de Minas de focar em emprego e renda. “O Governo de Minas mostrou-se proativo, no sentido de criar conexões necessárias para que outro investidor assumisse a empresa e, com isso, preservamos 600 empregos. E essas boas práticas estão sendo reconhecidas mundialmente”.

Operação heroica

Em 2021, a empresa de alumínio anunciou o fechamento da planta, o que resultaria na demissão de 600 trabalhadores e na queda da arrecadação municipal. Com o compromisso de evitar esse impacto social e financeiro na cidade, a equipe técnica da Invest Minas intermediou a solução, auxiliando na aquisição da planta por outra empresa, a mineira Terrabel.

A equipe da agência, em parceria junto a outras pastas do governo de Minas e da Codemge, ainda atuou em outras áreas que reforçaram a viabilidade do negócio por um longo prazo, como a exploração de novas jazidas, destinação de resíduos, licenciamento ambiental e no apoio na negociação das tarifas de energia, entre outras ações.

“A atual gestão do governo de Minas tem como prioridades a geração de empregos e a atração de investimentos em busca do desenvolvimento sustentável do nosso estado. Não podíamos deixar que 600 famílias ficassem sem renda dodia para a noite, e nem que o município perdesse uma importante fonte de recursos. A equipe envolvida teve uma atuação verdadeiramente heroica, se empenhando ao máximo para evitar os impactos negativos e conseguindo, com competência e espírito público, transformar uma situação bastante desfavorável  em um case de sucesso”, conta João Paulo Braga, CEO da Invest Minas.

Importância histórica

As atividades de exploração do minério para a fabricação de alumínio em Ouro Preto são bem antigas. Foram iniciadas ainda na década de 1930, por iniciativa do famoso engenheiro Américo René Gianetti. Em 1952, a estrutura foi comprada por uma empresa canadense, a Alcan. Em 2007, já sob o nome Novellis, a mina foi vendida para o grupo indiano Aditya Birla que, alguns anos depois, suspendeu a exploração por questões de mercado internacional. Em 2013, os indianos decidiram reestruturar e reativar a mina e o beneficiamento. Já sob o nome Hindalco, as plantas chegaram a produzir 145.000 toneladas/ano de alumina metalúrgica e aluminas especiais, produtos estratégicos para as indústrias de refratários, catalisadores, isoladores e automotiva. Assim, a empresa tornou-se a maior empregadora da cidade.

Um fato curioso nessa situação é que a Hindalco foi vendida para uma empresa tradicional do setor, nascida em Minas e administrada por mineiros. Com sede em Contagem, a Terrabel já atua há 50 anos no mercado de equipamentos pesados para mineração. O grupo mudou o nome da empresa para ACTECH.

“Para mim, como empresário, não tem nada melhor do que impactar positivamente a vida das pessoas. Isso só foi possível porque a Invest Minas também acreditou que uma empresa nascida em Minas e das mãos de uma família mineira seria a melhor opção para o negócio. É uma sensação muito boa para a Terrabel fazer a diferença na vida de tanta gente”, relata Maurício Lins, CEO da Terrabel.

Outros prêmios

Esse é o segundo ano consecutivo em que o IEDC premia ações da Invest Minas. Em 2021, a agência também conquistou o prêmio prata na categoria Iniciativas de Retenção e Expansão de Negócios com a simplificação de procedimentos relacionados a investimentos para projetos de comércio eletrônico em Minas. Já na categoria que avalia os materiais de divulgação, o guia “Why Minas Gerais”, que destaca os atributos que fazem de Minas Gerais um lugar único para investir, recebeu o prêmio bronze.