Vuei democratiza o acesso às ações de inovação e empreendedorismo nas universidades mineiras
O projeto Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (Vuei) tem 60 projetos selecionados, número aproximadamente três vezes maior que na rodada anterior;
Publicado: 14/10/2022 18:32
Divulgação Sede/ Freepik Divulgação Sede/ Freepik

O Vuei, Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação, projeto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, apoia, desde 2020, o desenvolvimento dos ecossistemas de inovação e empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior (IES) do estado. Surgiu em um contexto de distanciamento entre a academia e o mercado e da crescente necessidade de desenvolvimento de competências para o futuro do trabalho em alunos.

A primeira rodada aconteceu em 2020/2021, em um cenário pandêmico, sem recursos públicos, e se consolidou como uma rodada piloto com 22 times em 18 municípios do estado. Apesar das dificuldades, os resultados superaram as expectativas da equipe, gerando mais de 280 ações de empreendedorismo e inovação, impactando mais de 76 mil pessoas, entre alunos, professores e comunidade.

Edição 2022

Para esta edição, o Vuei traz novidades, sendo uma rodada quase três vezes maior, expandida para instituições de ensino superior de todas as regiões do estado. Segundo a Diretora de Indústria Criativa e Formação Empreendedora, Maria Laura Starling, “O aumento do número de times irá potencializar o impacto do projeto e disseminar ainda mais a importância da temática de empreendedorismo e inovação nas IES de Minas Gerais”.

Além disso, o projeto oferecerá bolsas para os alunos selecionados, assim como curso introdutório de empreendedorismo e inovação e parcerias com empresas de mercado e associações estudantis. Na etapa atual, os professores das IES selecionadas devem iniciar a formação de times, com até seis alunos, que vão trabalhar na criação de negócios inovadores e/ou no desenvolvimento de soluções para desafios de empresas.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, avalia que “para os estudantes, esta é uma oportunidade para compreender e exercer seus conhecimentos sobre empreendedorismo em conexão com o ecossistema de inovação. E, com isso, contribuírem com a economia do estado desde o início da graduação”.

Minas Gerais como uma potência em ensino superior

O estado é o maior em número de instituições de ensino superior federais e, em 2021, alcançou a terceira melhor média na posição geral do Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE), levantamento feito pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores que mensura as iniciativas empreendedoras das instituições de ensino superior do Brasil.

Para o Superintendente de Inovação Tecnológica, Pedro Emboava, o Vuei cumpre papel fundamental no desenvolvimento de ambientes favoráveis ao surgimento de iniciativas inovadoras em Minas Gerais, “sabemos que a formação empreendedora de alunos e professores durante a vida universitária é essencial para que haja o surgimento de mais negócios inovadores capazes de gerar emprego e renda em Minas Gerais.”

A conexão entre IES e empresas é significativa para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. Agora, o desafio do projeto Vuei é formar times com alunos que querem desenvolver ações empreendedoras voltadas ao mercado de trabalho. Em breve, será divulgada a lista de Instituições de Ensino Superior selecionadas para esta segunda rodada, os alunos interessados em participar devem entrar em contato com um professor inscrito em um dos 68 times selecionados.

Se você tem interesse em estimular o empreendedorismo na sua faculdade, entre em contato por e-mail: contato.vuei@desenvolvimento.mg.gov.br.

Confira o resultado do edital clicando aqui.