FIEMG e Agência RMBH estudam ação conjunta pela economia do estado
Projeto visa, dentre outras coisas, oferecer tecnologia para uso e gestão de dados que favorecem o desenvolvimento econômico do estado;
Publicado: 07/11/2022 18:24
Divulgação/ARMBH Divulgação/ARMBH

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) estuda uma parceria com a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), para oferecer tecnologias que garantam perenidade e amplitude ao uso de dados estratégicos para a economia do estado. “Esse é um projeto a ser aproveitado por todos os setores da FIEMG. É 100% pertinente para a inteligência logística da Federação e do desenvolvimento de Minas Gerais”, frisou Emir Cadar Filho, presidente do Conselho de Infraestrutura (Coinfra).

O diretor de Planejamento da Agência RMBH, Charliston Moreira, apresentou dados levantados e aplicados pela estatal no desenvolvimento de políticas públicas para a região metropolitana, para apoio técnico a planos diretores dos municípios, a projetos de logística de carga com foco especial nas 34 cidades da região. Tanto Charliston quanto a diretora-geral da autarquia, Mila Corrêa da Costa integram o Conselho de Infraestrutura da FIEMG.

O que ficou acertado, depois de os representantes da Agência detalharem como ela funciona e a quantidade de estudos de que dispõe – capazes de influenciar diretamente no crescimento econômico do estado -, é que todas essas informações serão repassadas, diretamente, ao presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, para que ele dê a palavra final sobre o trabalho conjunto entre a Federação e a Agência estatal.

Parceiros

“A Agência, hoje, já é vista pelo setor produtivo como parceira. Me surpreendeu a quantidade de serviços oferecem aos municípios”, ressaltou Cadar, após exposição de Mila sobre o trabalho que desenvolvem. “Nosso trabalho é de convencimento dos empreendedores e dos prefeitos de que nosso interesse é comum. A proposta que fazemos é de sentarmos, todos esses atores, e vermos onde a Agência pode ajudar”, enfatizou ela.

A diretora-geral ponderou ainda que a temática da infraestrutura é um gargalo e que desenvolver esse trabalho na região metropolitana envolve diplomacia e planejamento.

A pauta da reunião do Coinfra incluiu também a discussão do andamento de projetos desenvolvidos pelos vários grupos de trabalho do conselho, que pretendem fomentar políticas públicas de desenvolvimento do estado.