Cemig investe mais de R$ 1 bilhão no 3º trimestre de 2022
Rede de distribuição de energia em Minas Gerais recebeu aportes de R$ 863 milhões
Publicado: 17/11/2022 13:37
Foto: Cemig / Divulgação Foto: Cemig / Divulgação

Cemig divulgou na quarta-feira (16/11), durante teleconferência com analistas e investidores de mercado, que realizou investimentos acima de R$ 1 bilhão nos ativos de distribuição, geração, transmissão e comercialização de energia apenas no terceiro trimestre de 2022. Nos nove primeiros meses deste ano, os aportes realizados pela empresa são superiores a R$ 2,2 bilhões, superando os realizados em 2021. Até o final do ano, a companhia deve destinar mais de R$ 3 bilhões em sua área de concessão no estado.

O segmento de distribuição, que possui cerca de 9 milhões de clientes, recebeu investimentos de R$ 863 milhões nos 774 municípios da área de concessão da empresa para melhorar ainda mais o fornecimento de energia e proporcionar o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. No acumulado do ano, a rede de distribuição da companhia teve aportes de mais de R$ 1,85 bilhão.

Atualmente, a Cemig executa o maior plano de investimentos de sua história, totalizando R$ 22,5 bilhões, e com foco em Minas Gerais. De acordo com a Fundação João Pinheiro (FJP), esses investimentos vão gerar cerca de 165 mil empregos no estado até 2025. “O objetivo da Cemig é focar em Minas Gerais, com muita disciplina, busca de eficiência e concentração dos investimentos nas áreas em que entendemos ter diferencial competitivo, no sentido de prestar um serviço público sempre de melhor qualidade”, destacou o presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho.

Energia renovável

Além dos investimentos realizados e como prova do compromisso com a sustentabilidade, a Cemig anunciou investimentos de R$ 1 bilhão em geração de energia renovável. Novas usinas solares fotovoltaicas vão se somar ao portfólio da companhia, que já é 100% limpo e renovável, com o acréscimo de 218 MWp ao seu parque gerador.

A Usina Fotovoltaica (UFV) Boa Esperança, com capacidade de 100 MWp, e a UFV Jusante, com 87 MWp, ambas na região Norte de Minas, devem entrar em operação até setembro do ano que vem. Já a Cemig SIM, subsidiária integral da companhia na área de geração fotovoltaica, adquiriu a totalidade da participação em três usinas desta natureza, com previsão de operação comercial ainda este ano, e 49% de participação em seis usinas já em operação.

“A Cemig sempre foi referência em ESG, e esses investimentos são convergentes com nossa meta de investir em energia renovável, buscando uma maior participação de matriz eólica e solar”, reforçou o diretor de Finanças e Relações com Investidores, Leonardo George Magalhães.